Para coibir acidentes, causados por excesso de velocidade na Ponte Presidente Dutra, que liga as cidade de Juazeiro-BA e Petrolia-PE, entre os quilômetros 129 e 130 da BR 407, a Policia Rodoviária Federal em Petrolina intensifica a fiscalização com radar. A presença do órgão no local, acende o alerta para a imprudência de condutores flagrados dirigindo veículos com o dobro da velocidade máxima permitida para o trecho, que é de 50km/h.
Apenas nas duas primeiras horas de permanência na Ponte, a PRF identificou 333 motoristas excedendo a velocidade permitida para a via. Segundo informações do órgão, a operação foi deflagrada pela vulnerabilidade do local, considerado crítico devido ao alto índice de acidentes, a maioria deles do tipo colisão traseira e lateral.
O inspetor-chefe da PRF em Petrolina, Paulo Lima, reforça que a velocidade excessiva dificulta reações adequadas por parte do motorista e aumenta as consequências em caso de acidente. “É importante que o limite permitido de velocidade seja obedecido não apenas por medo da punição, mas pela consciência de que cumprir a legislação de trânsito salva a própria vida e a vida de outras pessoas, pois evita acidente”, adverte o inspetor.
Por ser a via única de ligação entre as cidades, um acidente no local, além dos riscos de lesões e de danos materiais, provoca transtornos de mobilidade, impactando também no trânsito local das duas cidades. O motorista flagrado por excesso de velocidade poderá ser punido, dependendo do índice, com uma multa de R$574, além de ter suspenso o seu direito de dirigir.
|