O meia Petros, do Corinthians, foi suspenso pelo Tribunal Pleno do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) por três jogos pela trombada dada no árbitro Raphael Claus no clássico contra o Santos, pela 14ª rodada do Brasileiro. O julgamento foi realizado na tarde desta quinta-feira.
A pena é inferior à dada em primeira instância, que estipulou suspensão de 180 dias ao jogador. A decisão dos auditores, desta vez, desclassificou a denúncia da procuradoria, que pedia o enquadramento no artigo 254-A (agressão) – com pena mínima de seis meses -, para o 258 (assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva não tipificada pelas demais regras do CBJD), que propõe suspensão de um a seis jogos.
O árbitro não o puniu. Ele teve que ver na TV para avaliar. Ora, como eu não sei se foi empurrão ou agressão na hora?
O relator do caso, Gabriel Marciliano Junior, chegou a defender e votar pela absolvição de Petros, mas depois mudou de opinião ao acompanhar os demais auditores. Assim, quatro deles optaram por enquadrar Petros no artigo 258, sendo que dois pediram três jogos de suspensão, decisão que sobressaiu. Voto vencido, o presidente do Pleno, Caio César Rocha, queria que o jogador ficasse fora de ação por 90 dias.
João Zanforlim, advogado do Corinthians, não ficou satisfeito com a decisão. Queria a absolvição. Na saída do tribunal, ele comentou o caso.
– Eu gostaria da absolvição. O árbitro não o puniu. Ele teve que ver na TV para avaliar. Ora, como eu não sei se foi empurrão ou agressão na hora? Citei o caso do cego, que leva nas costas e, porque Deus os tirou a visão, morrem sem saber se foram agredidos ou empurrados – disse.
Apesar da decisão do STJD desta tarde, Petros poderá entrar em campo à noite contra o Atlético-MG, pelo Brasileiro, na Arena de Itaquera, porque o veredito só tem efeito a partir do dia seguinte ao julgamento. Ele tem condições de jogo graças a um efeito suspensivo conseguido pelo Corinthians logo após a primeira decisão, em agosto. O jogador foi relacionado por Mano Menezes e está concentrado.