Na noite desta segunda-feira (28) a Prefeitura de Sento-Sé, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria, Comércio e Pesca, em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), iniciaram uma série de atividades que têm como objetivo mobilizar os produtores rurais de Sento-Sé a fazerem a geolocalização de suas terras para tornar a Bahia um dos estados do Nordeste a ser Zona Livre de Aftosa sem Vacinação.
As atividades iniciaram com a realização de um Seminário que reuniu produtores rurais do município no plenário da Câmara de Vereadores, momento em que a equipe da ADAB foi apresentada e explicou aos participantes a importância da geolocalização. “Uma equipe de 22 profissionais de municípios como Salvador, Abaré, Remanso, Juazeiro, entre outros, estarão aqui em Sento-Sé até a próxima quinta-feira, dia 31, realizando oficinas e trabalho de campo, para orientar os produtores sobre a facilidade com que se pode fazer a geolocalização utilizando apenas o telefone celular”, explica O técnico em fiscalização agropecuária e educador sanitário da Adab, Nourivaldo Cruz.
O secretário municipal de Agricultura, Indústria, Comércio e Pesca, Sandro Jatobá, destaca o empenho da gestão municipal em fazer com que o município avance e alcance o maior número possível das 1.800 propriedades que faltam para efetuar a geolocalização. “A gestão Ana Passos não tem medido esforços para fomentar o desenvolvimento da agricultura em toda extensão territorial de Sento-Sé, e entendemos que alcançar o maior número possível de propriedades rurais do nosso interior representa mais um grande e expressivo passo neste sentido, Amanhã as equipes seguem aqui na Câmara, com uma oficina prática sobre como fazer a geolocalização, e na quarta e quinta estaremos em campo fazendo a geolocalização, disseminando o conhecimento para que chegue a todos os produtores”, destacou Sandro Jatobá.
Otávio Pereira de Freitas, produtor há mais de 30 anos, é proprietário da Fazenda Nova Descoberta e fez questão de participar do Seminário nesta segunda-feira. “Há cerca de quatro anos paguei para fazerem a geolocalização da minha propriedade, hoje estou aqui para aprender, conhecer e assim ajudar outros colegas de profissão a fazerem sem precisar pagar como eu paguei, buscar informação e aprendizado nunca é demais”, disse o produtor.
Estatísticas – Atualmente existem 395.983 propriedades ativas que constam animais nas propriedades rurais cadastradas na ADAB, com um total de 340.206 propriedades com geolocalizações representando 85.91%. Restam 55.775 propriedades para registro de geolocalização na base cadastral da ADAB e Sento Sé é o segundo município com maior quantidade de propriedades sem geolocalização onde de 5.101 propriedades, constam 1.800 propriedades sem geolocalização e são estas que a ADAB em parceria com a Prefeitura de Sento-Sé, Sindicato, Câmara e demais órgãos buscam com a mobilização alcançar.
Fonte: Ascom