Pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Pernambuco (Fecomércio-PE) revela que 66% dos consumidores pretendem fazer alguma comemoração no Dia dos Namorados, na próxima quarta (12). Das 569 pessoas ouvidas na sondagem da entidade, na semana passada, 375 disseram afirmaram que iriam celebrar a data. O resultado mostra que cerca de dois em cada três entrevistados devem presentear o amado em uma das datas mais importante para o comércio do estado. O levantamento foi feito em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
“O estudo revela um aumento na base dos consumidores que vão comemorar o Dia dos Namorados, data que vai se firmando como uma das mais importantes para os comerciantes”, explicou o estatístico e diretor-executivo da Fecomércio-PE, José Oswaldo Ramos. Ele acrescentou que, em relação ao ano passado, houve um aumento de 8% no número de pessoas que disseram planejar alguma comemoração. Em 2012, o percentual dos que afirmaram comemorar a data ficou em 58%.
Ainda de acordo com o levantamento, realizado na Região Metropolitana do Recife, em Caruaru (Agreste) e Petrolina (Sertão), as mulheres representam aproximadamente 55% das pessoas que pretendem celebrar o Dia dos Namorados. No entanto, foram os homens que responderam pretender gastar mais com a compra do presente. “O preço médio deve ficar em R$ 155, mas é esperado um incremento significativo nas despesas com bares, lanchonetes, hotéis, motéis e pousadas”, ressaltou Ramos.
A compra de presentes permanece como a principal e mais tradicional forma de comemoração para mais de 72% das pessoas, mas a ida a restaurantes deverá ser demandada por mais de 27% dos consumidores. Hotéis, motéis e pousadas são opção para mais de 8% dos entrevistados.
Ainda conforme a sondagem, 38% dos entrevistados vão presentear artigos de vestuário, setor que lidera a preferência, seguido de longe por calçados ou acessórios, perfumes ou cosméticos e bijuterias ou joias.
Neste fim de semana, muitos namorados foram ao shopping em busca do presente. A turismóloga Rizelly Santos já comprou o do namorado, mas voltou ao centro comercial na Zona Norte do Recife, no sábado (8), para procurar outro mimo. “Esse ano vai ser bem caprichado”, garantiu. Na quarta, ela ainda pretende sair para jantar, e espera que ele também faça algo especial. “Ele também vai ter que pagar a conta do restaurante”, afirmou.
O casal Rafaele Ribeiro e Josimar Júnior vai passar o primeiro Dia dos Namorados juntos. Juntos há 9 meses, eles resolveram descomplicar e comprar o presente juntos no shopping. “Cada um resolveu o presente do outro”, disse a estudante Rafaele. Para o namorado, ela comprou um perfume e ainda estava de olho em um tablet. “A gente vai pesquisar antes de comprar”, comentou o militar Josimar, que vai dar uma sandália para a namorada.
O estudante Felipe de Aquino namora há dois anos e notou aumento nos preços em relação ao ano passado. “As coisa estão mais caras, mas quando a pessoa gosta não tem preço”, afirmou. Ele contou que vai viajar com a namorada para comemorar a data. “Será no fim de semana, porque ela trabalha.”
Otimismo nas vendas
A pesquisa da Fecomércio-PE também ouviu os empresários. Para eles, 12 de junho é a terceira melhor data do comércio varejista. Dos 625 comerciantes ouvidos no Grande Recife, 68% esperam vendas maiores do que no mesmo período de 2012. Nos shoppings, a visão é ainda mais positiva: 73% acreditam no incremento dos negócios.
Apesar do otimismo, a sondagem constatou que 23% dos entrevistados mostram preocupação com a inflação, mas a demanda fraca é considerada o principal obstáculo a ser suplantado. A carga tributária e as taxas de juros também estão na lista dos principais problemas enfrentados. A inadimplência, mobilidade urbana e a falta de mão de obra estão em patamar semelhante, citadas por menos de 20% dos entrevistados.