Em PE, protesto pede justiça a crimes não solucionados e bloqueia ponte

Famílias de Beatriz Mota e Alison Dantas participaram da mobilização. Da Presidente Dutra, manifestantes seguiram para a frente do Colégio.

A Ponte Presidente Dutra ficou bloqueada por cerca de 1 h na manhã deste sábado (4). A manifestação pediu justiça em três crimes ocorridos no Vale do São Francisco nos últimos meses. A mobilização convocada pelo grupo ‘Beatriz Clama por Justiça’ reuniu amigos e familiares de Beatriz Mota, assassinada a facadas no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, de Alison Dantas, mortos a golpes de facão por um vizinho no bairro Quati, ambos os casos em Petrolina, no Sertão pernambucano, e de Filipe Kupi, estudante atropelado na cidade vizinha, Juazeiro, no Norte da Bahia.

img_2266Em Petrolina, a concentração começou por volta das 7h30 próximo à subida ponte. Com faixas e pedidos de justiça, os manifestantes ganhavam o apoio dos motoristas que buzinavam ao passar pelo grupo. Esta foi a 6ª manifestação que lembrou a morte de Beatriz Mota, de 7 anos, assassinada em dezembro de 2015 com mais de 40 facadas durante uma solenidade de formatura que ocorria com as turmas do 3º ano do colégio. Há quase seis meses após o assassinato, ainda não há uma resposta sobre os autores do crime. “Meu sentimento em relação a até agora não ter recebido resposta é de vergonha. O meu sentimento não é de desespero, mas de dor, sofrimento e saudade. A sociedade cansou de tanta impunidade e nós queremos respostas”, disse a mãe de Beatriz, Lúcia Mota.

Lucinha e Sandro Romildo saíram com o grupo de Juazeiro, onde moram e encontraram os manifestantes de Petrolina no meio da Ponte Presidente Dutra. Com mãos algemadas, eles pediram uma solução do caso. “A minha luta por justiça é eterna. Minha vida parou. Preciso de uma resposta. A gente tem que cobrar realmente. Pedimos a compreensão da sociedade de Juazeiro e Petrolina. A gente para a ponte em um dia movimentado e sabe que é um transtorno para todas as pessoas que trabalham, mas um transtorno curto de uma hora, mas o meu transtorno já dura 177 dias. A pergunta que não quer calar é: e se fosse seu filho, o que você faria?”, questionou o pai de Beatriz, Sandro Romildo.

A mãe de Alison Dantas, Ana Cláudia Dantas, também participou da manifestação deste sábado. O crime ocorreu no dia 30 de outubro e o garoto foi atingido com golpes de facão por um vizinho que o acusava de “roubar sinal de internet”. Diferente de caso de Beatriz que a autoria do assassinato não foi comprovada, a Polícia Civil tem as informações sobre o criminoso que matou Alison, mas 7 meses após o responsável ainda não foi localizado. “O sentimento é de dor, angústia e revolta por não ter nenhuma resposta da justiça. Procuramos a delegada responsável, mas a resposta sempre é a mesma, de que o pedido de prisão foi expedido, mas eles não vão atrás. Eles dizem que não podem coagir a família”, lamentou a mãe de Alison.

O crime contra o estudante Filipe Kupi ocorrido em Juazeiro também ainda está sem solução e, por isso, também foi inserido no protesto. Segundo uma das organizadoras da mobilização, Daniele Reis a junção dos casos tem o objetivo de unir forças por justiça. “O nosso maior intuito é aumentar o clamor. Os movimentos surtem efeito. Servem não apenas para cobrança, mas para provocar reflexão na sociedade. Este movimento é para deixar o individualismo de lado. Aqui não são três crimes, mas são vários em Petrolina e Juazeiro”, declarou Daniele Reis.

O trânsito ficou congestionado por mais de uma hora. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), participaram da mobilização entre 300 e 400 pessoas. Da Ponte Presidente Dutra, a mobilização seguiu para a frente do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, no Centro, onde foram colocados balões em forma de corações.

Nenhum representante da escola esteve no momento do protesto, mas em nota, informaram que eles têm “colaborado, irrestritamente, com as investigações e tem sido parceira das autoridades policiais, repassando todo tipo de informação ou material que possa servir à elucidação do caso”. Além disso a nota explica que “o corpo jurídico da unidade de ensino mantém ligação direta com as autoridades para prestar esclarecimentos e atender o que for solicitado”.

G1 Petrolina/ Foto: Amanda Franco

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Política Relevantes

Um terço das cidades baianas ficou fora das Emendas Pix em 2025

post-image

Mais de um terço dos municípios da Bahia passou 2025 sem receber recursos das chamadas Emendas Pix, mecanismo de transferência especial criado para agilizar o envio de verbas federais a estados e prefeituras. Levantamento do Bahia Notícias aponta que 142 das 417 cidades baianas não foram contempladas por nenhum repasse ao longo do ano, o equivalente a 34% do total.

A ausência de recursos não se restringe a municípios de pequeno porte ou baixa influência política. Cidades estratégicas da Região Metropolitana de Salvador, como Camaçari, Simões Filho, Mata de São João, Pojuca, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Madre de Deus e Vera Cruz, também aparecem entre as que ficaram de fora das transferências.

Enquanto isso, o volume de recursos se concentrou em um número reduzido de municípios. Jandaíra liderou os repasses em 2025, com…

Read More
Política Relevantes

Emendas parlamentares, um problema agendado para 2026

post-image

Sai ano, entra ano, e a liberação de emendas parlamentares volta a ser moeda de troca para que parlamentares apoiem projetos do governo. Neste 2025 — pré-eleitoral —, atrasos na liberação de verbas obrigatórias e diálogo revelado entre deputados mostrou parlamentares reclamando do dinheiro que não chega. E esse seria o motivo para descontentamento da Casa, que durante toda esta temporada pressionou o Palácio do Planalto.

Para 2026, o Congresso Nacional destinou R$ 61 bilhões a emendas parlamentares. Desse total, R$ 49,9 bilhões ficarão sob controle dos parlamentares — entre as individuais, de bancada e de comissão.

Pela legislação vigente, o pagamento de emendas deve ocorrer até, no máximo, três meses antes das eleições, regra estabelecida para evitar o uso eleitoral dos recursos às vésperas do pleito.

As emendas são instrumentos previstos na Constituição…

Read More
Política Relevantes Revista

PF mira deputados em operação que apura desvio de cotas parlamentares

post-image

A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (19), a Operação Galho Fraco, para aprofundar as investigações de desvio de recursos públicos oriundos de cotas parlamentares.

Policiais federais cumprem sete mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), no Distrito Federal e no estado do Rio de Janeiro.

Um dos alvos é o deputado Carlos Jordy (PL-RJ) que se manifestou sobre a operação no Instagram.

“Hoje, no aniversário da minha filha, a PF fez busca e apreensão novamente na minha casa por determinação de Flávio Dino [ministro do STF]. Perseguição implacável!”, escreveu.

Segundo Jordy, a alegação é que ele teria desviado recursos de cota parlamentar para uma empresa de fachada com aluguel de carros. Trata-se da mesma empresa que ele disse que aluga carros desde seu primeiro mandato.

Política Relevantes

TCE vai fiscalizar a execução de emendas parlamentares estaduais

post-image

O plenário do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) aprovou proposta de Resolução que dispõe sobre a fiscalização e o acompanhamento da execução de emendas parlamentares estaduais e estabelece normas para assegurar a transparência, a rastreabilidade e a conformidade constitucional dessas transferências sobre as normas e procedimentos destinados à fiscalização e ao acompanhamento das emendas parlamentares estaduais, abrangendo também as transferências voluntárias delas decorrentes. A proposta de Resolução teve como relator o conselheiro Inaldo da Paixão Santos Araújo, que acolheu as sugestões de aprimoramento do texto de autoria da conselheira Carolina Matos.

Aprovada na sessão plenária do dia 9 de dezembro, a Resolução 085/2025 entrou em vigor a partir da última sexta-feira (12.12), quando foi publicada no Diário Oficial Eletrônico do TCE/BA, e tem como objetivos fundamentais assegurar a transparência e a rastreabilidade na execução orçamentária e financeira, além da…

Read More
Política Relevantes

Senado aprova aumento na idade máxima para ingresso na PM e Bombeiros

post-image

O Plenário do Senado aprovou, na quarta-feira, 10, o Projeto de Lei 1.492/2020, que altera a idade máxima de ingresso em concursos da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Atualmente, a legislação determina o limite de 30 anos para as duas corporações.

Com a aprovação do texto, a idade máxima passa a ser de 35 anos para o quadro de oficiais e praças, e de 40 anos para o quadro de oficiais médicos, de saúde ou outras especializações eventualmente existentes em âmbito estadual ou distrital.

“Estamos diante de um projeto que vai mudar a vida dos concurseiros policiais e bombeiros. O que estamos fazendo é garantir que, uma vez que ele passe, mesmo que o estado demore a abrir a vaga, ele não perde o concurso que se dedicou a fazer”, afirmou o senador Jorge Seif.

Juazeiro Política Relevantes

Cozinha Comunitária em Juazeiro contribuirá para o combate à fome, afirma secretária Fabya Reis

post-image

O enfrentamento à insegurança alimentar será um dos principais destaques da Cozinha Comunitária e Solidária inaugurada no município de Juazeiro neste sábado (13).

O equipamento foi entregue pela secretária estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Fabya Reis, com a presença de outras autoridades, de lideranças locais e regionais, a exemplo do vice-prefeito Tiano Félix.

“Esta ação integra o Programa Bahia Sem Fome e um conjunto de iniciativas no campo do enfrentamento às vulnerabilidades. Aqui serão produzidas refeições de qualidade, ofertadas gratuitamente para a população que mais precisa. Iniciativas como esta contribuíram para a saída do Brasil do Mapa da Fome e seguiremos, assim, neste projeto de transformação social liderado pelo presidente Lula e pelo governador Jerônimo Rodrigues”, pontou.

No município, a ação é uma parceria com a entidade Arcas Norte e Movimento dos Trabalhadores…

Read More
Política Relevantes

Lei do Impeachment entra na ordem do dia do Legislativo

post-image

O Congresso Nacional começa a semana agitado, com mais um round do embate entre o Legislativo e o Judiciário. Parlamentares colocaram na pauta a retomada da tramitação de uma proposta de atualização da Lei do Impeachment de 2023. A movimentação ocorre em resposta direta à decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu trechos da legislação em vigor desde 1950, limitando as possibilidades de abertura de processos de impeachment contra ministros da Suprema Corte.

A articulação do Legislativo ocorre em torno do Projeto de Lei (PL) nº 1.388/2023, de autoria do ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e elaborado por uma comissão de juristas presidida por Ricardo Lewandowski, ex-ministro do STF e atual titular da Justiça. A relatoria da matéria está com o senador Weverton Rocha (PDT-MA) e a expectativa é de que o parecer do…

Read More
Juazeiro Política Relevantes

Prefeito Andrei participa da XXX Cúpula de Mercocidades e projeta Juazeiro no debate internacional

post-image

O prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, participou da XXX Cúpula de Mercocidades 2025, o maior encontro de integração entre cidades da América do Sul, realizado de quarta a sexta-feira (05), em Niterói-RJ.

O evento, que celebra os 30 anos da Rede Mercocidades, reuniu prefeitos, gestores públicos, especialistas, acadêmicos, representantes de organismos internacionais e lideranças da sociedade civil para debater caminhos para cidades mais resilientes, pacíficas e sustentáveis.

Durante a cúpula, Andrei integrou o painel “Projetos e Iniciativas em Inovação: o olhar dos municípios”, apresentando as ações que Juazeiro vem implementando na transformação urbana, na modernização da gestão e na promoção de políticas públicas voltadas ao bem-estar da população. “Foram momentos de troca, aprendizado e construção de ideias que fortalecem o futuro das nossas cidades e o compromisso com políticas públicas que melhoram a vida das pessoas. Participei…

Read More