Será concluído nesta semana, em Petrolina, no Sertão do Estado, o projeto Mídias Moveis, responsável por realizar oficinas gratuitas de produção de cinema tendo como ponto de partida a captação audiovisual feita por equipamentos não usuais para o gênero como celulares e câmeras digitais. O programa, viabilizado via Funcultura, já passou pelas cidades do Recife, Carpina, Gravatá e Bezerros, contemplando cerca de 250 alunos.
Em Petrolina, o curso começou ontem (1) até a próxima sexta (5), e atenderá 40 inscritos. Pela manhã, as aulas acontecem na Escola Jacob Ferreira (das 8h às 12h), e a tarde (das 14h ás 18h), a oficina será ministrada na Secretaria de Educação do Município. Na emenda do curso, conteúdos teóricos e práticos, permitindo aos participantes a produção de filmes com recursos próprios após o término das aulas.
“A ideia é capacitar os alunos para a produção de obras em novos formatos, promovendo uma reflexão sobre o audiovisual contemporâneo, pois o primordial é ter originalidade e boas ideias, não apenas qualidade técnica“, afirma Marlom Meirelles, idealizador do projeto. Ainda segundo ele, diversos festivais que comportam novos formatos foram criados no Brasil e no mundo, a partir da identificação dessa recente demanda audiovisual.
O mote principal é mostrar que é possível transformar ideias em produtos audiovisuais sem a utilização de equipamentos profissionais, desmistificando o processo de realização e incentivando a produção de vídeos independentes em Pernambuco. As metas do projeto estão intimamente ligadas à preservação da memória e à valorização da cultura do estado. A realização dessas oficinas incentiva a produção independente de vídeos, possuindo também uma interface com a decisão da gestão estadual na área de educação de distribuir tablets na rede pública de ensino.
Ainda de acordo com educador, compreender o funcionamento de equipamentos transmídia é fundamental para estimular a criatividade dos estudantes e evitar situações de constrangimento, como é o caso do bullying eletrônico. Por essa razão, a psicóloga Cristina Lopes, do Centro Rizoma, localizado em Casa Forte, na Zona Norte do Recife, participa das oficinas por meio de uma palestra virtual. Na palestra, discute o conceito de cyberbullying e apresenta formas de evitar a ocorrência do mesmo.
Sobre Marlom Meirelles
Marlom Meirelles é pernambucano, formado pela segunda turma de Cinema do Norte/Nordeste. Em 2010, dirigiu A Emparedada da Rua Nova, micro-metragem vencedor do Festival Cel.U.Cine. O filme foi exibido na mostra Short Film Corner durante o Festival de Cinema de Cannes (França).
Sobre o Projeto Mídias Móveis
É financiado pelo Funcultura Audiovisual, tem o apoio da Fundarpe e é uma realização da Eixo Audiovisual – empresa que desenvolve trabalhos em diversas linguagens, sobretudo cinema, literatura, artes plásticas e cultura popular.
Ascom Seduc