Todos sabemos que corrida é um dos caminhos mais rápidos para deixar o corpo saudável, porque além de deixar o coração mais forte, favorece a queima de gorduras , protege as articulações de lesões e tonifica os músculos. Esses benefícios ainda podem ser multiplicados se a corrida for praticada em grupos. Em Petrolina e na vizinha Juazeiro, assim como em outras cidades do país, as pessoas estão vivenciando isso cada vez mais, visto o aumento dos adeptos de grupos de corridas. Um desses grupos, a Enac Assessoria Esportiva, do instrutor Aberlado Conceição que começou há alguns meses, apenas com duas pessoas, tem aumentado a cada dia, com a chegada de novos integrantes que buscam a técnica e orientação do instrutor Abelardo para se superar na nova modalidade escolhida.
Hoje já são mais de 40 pessoas que aproveitam também feriados e finais de semana para praticar a corrida em grupo, andar de bicicleta e é claro, se confraternizar. Os encontros, que acontecem pela manhã, ao raiar do dia, às 5h da manhã e também a noite, são verdadeiras reuniões de amigos. Não importa se são veteranos ou iniciantes, a idade, profissão, origem. Pessoas que se identificam em um único objetivo. Sim, porque a corrida em grupo tem esse poder de aproximar pessoas, de gerar integração e também solidariedade. “Pratico triatlo há muito tempo e já concorro com em vários lugares, mas, participar aqui do grupo do Enac é um estímulo a mais e acaba que a gente ajuda e também é ajudado pelos companheiros”, explica Adriana Leal, veterana nas corridas de grupo há alguns anos. Já para a iniciante Socorro Oliveira é um momento de fazer novos amigos. “Quando a gente faz atividades em grupo, é como se estivéssemos distribuindo e recebendo cuidado, afeto e amizade. Esses sentimentos criam uma relação de proteção, capaz de fazer a pessoa relaxar e curtir o momento mais do que se ela fizesse isso sozinha”. Socorro Oliveira relata feliz o cumprimento de toda a corrida do feriado de ontem (30) na prova de 32 km do Iate Clube até nas imediações do balneário das Pedrinhas, juntamente com o grupo da Enac. Mesmo iniciante, permaneceu sempre na liderança. A corrida do feriado também foi alternada com bicicleta.
“É simples fazer parte de um grupo de corrida, só é ter vontade de correr, se adequar a um bom programa de corrida,” diz o preparador físico Abelardo Conceição, reforçando que é claro, a avaliação física é necessário. Ele explica que através da elaboração de treinos e planilhas adequa-se a execução dos treinos. Além da avaliação e reavaliação feita por testes específicos, tem que acompanhar e adaptar o desempenho no decorrer de cada etapa do treinamento.
“A corrida aproxima de estágio especial no conhecimento de nosso próprio corpo. No stress do mundo competitivo, tensão e inquietudes, correr é um dos melhores tranquilizantes naturais, é um dos esportes mais agradáveis e o melhor, é feito ao ar livre,” finaliza.