Após quase 30 dias que foi iniciada a vacinação da 2ª dose contra o Papilomavírus Humano (HPV) em Petrolina, cerca de 7% das meninas com idade entre 11 e 13 anos procuraram as unidades de saúde. O número foi divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde e está distante do número de garotas que foram vacinadas neste mesmo tempo para a primeira dose que chegou a 27,14% do público alvo em 15 dias.
A vacinação contra o HPV entrou no calendário nacional no dia 10 de março. A segunda dose da vacinação começou a ser aplicada no município no dia 10 de setembro. Segundo a coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Petrolina, Jeane Morais, algumas unidades de saúde faltam enviar as planilhas. “Este número certamente está mais alto, pois precisamos registrar algumas planilhas que estão sendo enviadas”, afirmou Jeane.
Para a segunda dose, 614 meninas foram imunizadas e agora aguardam a terceira dose que deve ser aplicada cinco anos após a primeira. Para a primeira dose, cerca de 7.880 adolescentes com idade entre 11 e 13 anos foram vacinadas no município. Nos primeiros 15 dias de março, quando iniciou a campanha, 2.514 mil tinham sido imunizadas.
De acordo com a coordenadora do PNI em Petrolina, os agentes de saúde, que ficam com o cadastro de vacinação, estão realizando buscas das crianças e adolescentes que devem tomar o reforço da vacina. “Vamos de casa em casa para todas elas recebam a vacina”, disse. A expectativa é que em dezembro a meta de 80% estipulada pelo Ministério da Saúde seja atingida. “Como passamos três meses para atingir a meta, devemos ter este mesmo prazo para vacinar todas as meninas, por causa do calendário”, ressaltou a coordenadora.
“E importante que as adolescente tomem todas as doses, pois apenas uma não garante que o organismo adquira imunidade contra os quatro vírus que a vacina protege. Tomar somente a primeira não resolve, tem que completar o esquema”, destacou a coordenadora do PNI.
Petrolina tem 48 salas de vacina, sendo 22 na Zona Rural, que funcionam de 7h às 14h, e 26 na Zona Urbana, que funcionam de 8h às 12h e de 14h às 17h.
Fonte: Portal G1