Na manhã desta terça-feira (06), no Hospital Dom Malan/IMIP, em Petrolina (PE), ocorreu uma teleconferência com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Em mais uma edição do encontro mensal, a reunião abordou o tema Hemorragia pós-parto (tardia) que é a primeira causa de morte materna no mundo e segunda no Brasil. Na aula estavam presentes ginecologistas/obstetras, resi
O residente de medicina, Tarcísio Menezes, notou que a temática abordou um estado clínico incomum. “Mas que, como centro de referência em saúde da mulher na nossa região, o HDM não pode deixar de estudar a hemorragia tardia. Pois se existe um lugar onde essas mulheres irão procurar assistência será aqui. Entender quais doenças, apresentações clínicas e terapêuticas temos ao nosso alcance para evitar doenças e as mortes de pacientes, faz com que esses momentos potencializem do nosso crescimento e perante as particularidades, reafirmar a excelência deste serviço frente à sociedade”, afirmou o residente.
Outro participante da reunião foi o interno de medicina, Jamison Santos, que ressaltou a importância da temática e afirmou “a teleconferência é uma oportunidade de conhecer casos clínicos de alto nível de complexidade, a opinião e conduta de profissionais experientes de instituições diversas e de importante respaldo. Para o interno, especificamente, é importante assistir a esses debates pra madurecer o raciocínio clínico diagnóstico”, finalizou o estudante.
Fonte: ASCOM HDM/IMIP




