Emoção marca enterro de família encontrada morta em casa em SC

Enterro ocorreu por volta de 11h05 (Foto: Laion Espíndula/G1)                                                                            Enterro ocorreu por volta de 11h05 (Foto: Laion Espíndula/G1)

Os corpos dos seis parentes encontrados mortos em uma casa em Cordilheira Alta, no Oeste de Santa Catarina, foram enterrados no fim da manhã desta sexta-feira (27). O sepultamento ocorreu no Cemitério da Linha Fernando Machado, mesma localidade onde as vítimas foram achadas, na manhã de quinta (26).

Orações e muita emoção marcaram cerimônia de enterro (Foto: Laion Espíndula/G1)Orações e muita emoção marcaram cerimônia de enterro (Foto: Laion Espíndula/G1)

O funcionário público Alcir Pederssetti, 42 anos, é suspeito de ter assassinado a tiros a esposa Monica Pederssetti, de 33 anos, a filha do casal, Lana Pederssetti, de 16, os pais de Monica, Antonio Moresco e Luiza Moresco, de 68 e 65 anos, respectivamente, e a irmã dela, Lucimar Moresco, de 36. Depois, teria cometido suicídio, na madrugada de quinta.

Caixões foram levados do ginásio onde houve o velório para o cemitério (Foto: Laion Espíndula/G1)Caixões foram levados do ginásio onde houve o velório para o cemitério (Foto: Laion Espíndula/G1)

Enterro
Depois da missa ocorrida no mesmo ginásio onde houve o velório, os caixões foram levados para o cemitério, por volta de 10h35. Como uma procissão, as pessoas foram a pé, seguindo os carros das funerários.

Pessoas seguiram os carros da funerária quase em procissão (Foto: Laion Espíndula/G1)Pessoas seguiram os carros da funerária quase em procissão (Foto: Laion Espíndula/G1)

Durante essa caminhada, de cerca de um quilômetro, os moradores relatavam pai-nossos e ave-marias. Os caixões chegaram ao cemitério às 10h55. Orações e muita emoção marcaram a despedida das vítimas.

Corpos de Alcir, da esposa e da filha foram colocados em gavetas (Foto: Laion Espíndula/G1)Corpos de Alcir, da esposa e da filha foram colocados em gavetas (Foto: Laion Espíndula/G1)

O sepultamento no Cemitério da Linha Fernando Machado ocorreu às 11h05. Os caixões de Alcir, da Mônica e da filha Lana ficaram no mesmo local. Foram colocados em gavetas e, depois, fechados. Os outros três corpos foram enterrados em outro local.

O sepultamento ocorreu no Cemitério da Linha Fernando Machado (Foto: Laion Espíndula/G1)O sepultamento ocorreu no Cemitério da Linha Fernando Machado (Foto: Laion Espíndula/G1)

“Não dá para entender”
Um dia antes do caso que chocou Cordilheira Alta, Cláudio Dalaiba, 46 anos, esteve com Alcir. Os dois eram vizinhos e amigos próximos e  estiveram juntos na quarta-feira (25), até por volta das 21h, em uma reunião de amigos em uma casa de produtos coloniais.

Os amigos haviam combinado de assistir à partida de futebol do Internacional contra Universidad de Chile, pela Libertadores, na quinta. Segundo Cláudio, Alcir tinha prometido pagar um churrasco.

Velório ocorreu em ginásio da cidade (Foto: Laion Espíndula/G1)Velório ocorreu em ginásio da cidade (Foto: Laion Espíndula/G1)

“A gente conversou no dia anterior. Nos reunimos com outros amigos. Ele até disse que a janta na quinta seria por sua conta, que ia pagar o churrasco. A gente estava vendo para assistir ao jogo do Inter juntos. Ele sempre foi um cara tranquilo. É uma coisa estranha, esquisita. Não dá para entender”, relatou.

Caso comoveu a cidade (Foto: Laion Espíndula/G1)Caso comoveu a cidade (Foto: Laion Espíndula/G1)

Missa
Por volta de 10h, começou a missa de corpo presente no mesmo ginásio onde ocorreu o velório, que começou por volta das 19h de quinta (26). O local fica na Linha Fernando Machado, mesma localidade onde a família foi encontrada morta.

Polícia Civil está investigando o caso (Foto: Laion Espíndula/G1)Polícia Civil está investigando o caso (Foto: Laion Espíndula/G1)

Velório
Durante a madrugada, cerca de duas mil pessoas prestaram as últimas homenagens no velórioda família, realizado em um ginásio de esportes da cidade. A cerimônia iniciou por volta das 19h.

Missa começou por volta de 10h05 (Foto: Laion Espíndula/G1)Missa começou por volta de 10h05 (Foto: Laion Espíndula/G1)

Segundo a funerária encarregada de realizar o ato, os corpos de Lana, Antonio, Luiza e Lucimar chegaram por volta das 19h. Cerca de três horas depois, chegaram os corpos do casal Monica e Alcir. Centenas de pessoas participavam do velório no final da noite.

Monica e Alcir eram casados (Foto: Montagem/Facebook)Monica e Alcir eram casados
(Foto: Montagem/Facebook)

Investigação
A Polícia Civil instaurou inquérito para apurar a morte dos seis familiares, que foram encontrados pela empregada doméstica na manhã de quinta.

Segundo o delegado Danilo da Silva Fernandes, responsável pelo caso, Alcir é o principal suspeito de ter matado todos.

“Os primeiros apontamentos, analisando o local, é de que ele [Alcir] tenha matado. A posição da arma, dos projéteis [indicam isso]”, afirma o delegado. Segundo ele, não há indícios de que a casa tenha sido arrombada.

Posse de arma
Fernandes afirma também que o revólver calibre 38, encontrado no local do crime e que pode ter sido utilizado na ação, possuía registro, mas Alcir não tinha porte de arma.

“Ele não tinha antecedentes criminais. Temos que aguardar o resultado do laudo da perícia, que deve sair em 10 dias. Se apontar que foi ele, o inquérito será encerrado. Parece que o relacionamento não ia bem, a mulher queria se separar”, explica o delegado.

Casa da família foi isolada pela Polícia Militar (Foto: Jhota Biavatti/TV Box)Casa da família foi isolada pela Polícia Militar (Foto: Jhota Biavatti/TV Box)

Todos foram baleados
De acordo com o IML, havia marcas de mais de um disparo no corpo da esposa e do sogro de Alcir, mas o plantonista não soube precisar quantos. Segundo ele, os demais corpos possuíam marca de um disparo.

Segundo a polícia, Monica teria sido a primeira vítima. Lana, filha do casal, foi encontrada morta na sala, ao lado do corpo do pai. Os corpos de Antonio Moresco e Luiza Moresco estavam em um quarto e o de Lucimar Moresco, em outro quarto.

Lana, de 16 anos, é uma das vítimas (Foto: Reprodução/Facebook)Lana, de 16 anos, é uma das vítimas
(Foto: Reprodução/Facebook)

Comoção
O suspeito era funcionário público e trabalhava havia 10 anos na Secretaria de Agricultura de Cordilheira Alta. “Sempre tranquilo, sempre desempenhava suas funções. Inclusive ontem [quarta-feira] ele ficou a tarde toda lá na prefeitura e estava de férias”, afirma o prefeito Alceu Mazzioni.

A família era conhecida na cidade de 4,1 mil habitantes. Moradores estão abalados com as mortes, especialmente as cerca de 200 famílias, a maior parte de agricultores, moradoras do Distrito de Fernando Machado, onde ocorreu o crime.

Alguns vizinhos comentaram que ouviram os tiros por volta das 4h30. No entanto, eles disseram que era comum Alcir atirar quando achava que havia alguém suspeito no terreno, então não deram importância.

Fonte: Portal G1

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Política Relevantes

TCE vai fiscalizar a execução de emendas parlamentares estaduais

post-image

O plenário do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) aprovou proposta de Resolução que dispõe sobre a fiscalização e o acompanhamento da execução de emendas parlamentares estaduais e estabelece normas para assegurar a transparência, a rastreabilidade e a conformidade constitucional dessas transferências sobre as normas e procedimentos destinados à fiscalização e ao acompanhamento das emendas parlamentares estaduais, abrangendo também as transferências voluntárias delas decorrentes. A proposta de Resolução teve como relator o conselheiro Inaldo da Paixão Santos Araújo, que acolheu as sugestões de aprimoramento do texto de autoria da conselheira Carolina Matos.

Aprovada na sessão plenária do dia 9 de dezembro, a Resolução 085/2025 entrou em vigor a partir da última sexta-feira (12.12), quando foi publicada no Diário Oficial Eletrônico do TCE/BA, e tem como objetivos fundamentais assegurar a transparência e a rastreabilidade na execução orçamentária e financeira, além da…

Read More
Política Relevantes

Senado aprova aumento na idade máxima para ingresso na PM e Bombeiros

post-image

O Plenário do Senado aprovou, na quarta-feira, 10, o Projeto de Lei 1.492/2020, que altera a idade máxima de ingresso em concursos da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Atualmente, a legislação determina o limite de 30 anos para as duas corporações.

Com a aprovação do texto, a idade máxima passa a ser de 35 anos para o quadro de oficiais e praças, e de 40 anos para o quadro de oficiais médicos, de saúde ou outras especializações eventualmente existentes em âmbito estadual ou distrital.

“Estamos diante de um projeto que vai mudar a vida dos concurseiros policiais e bombeiros. O que estamos fazendo é garantir que, uma vez que ele passe, mesmo que o estado demore a abrir a vaga, ele não perde o concurso que se dedicou a fazer”, afirmou o senador Jorge Seif.

Juazeiro Política Relevantes

Cozinha Comunitária em Juazeiro contribuirá para o combate à fome, afirma secretária Fabya Reis

post-image

O enfrentamento à insegurança alimentar será um dos principais destaques da Cozinha Comunitária e Solidária inaugurada no município de Juazeiro neste sábado (13).

O equipamento foi entregue pela secretária estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Fabya Reis, com a presença de outras autoridades, de lideranças locais e regionais, a exemplo do vice-prefeito Tiano Félix.

“Esta ação integra o Programa Bahia Sem Fome e um conjunto de iniciativas no campo do enfrentamento às vulnerabilidades. Aqui serão produzidas refeições de qualidade, ofertadas gratuitamente para a população que mais precisa. Iniciativas como esta contribuíram para a saída do Brasil do Mapa da Fome e seguiremos, assim, neste projeto de transformação social liderado pelo presidente Lula e pelo governador Jerônimo Rodrigues”, pontou.

No município, a ação é uma parceria com a entidade Arcas Norte e Movimento dos Trabalhadores…

Read More
Política Relevantes

Lei do Impeachment entra na ordem do dia do Legislativo

post-image

O Congresso Nacional começa a semana agitado, com mais um round do embate entre o Legislativo e o Judiciário. Parlamentares colocaram na pauta a retomada da tramitação de uma proposta de atualização da Lei do Impeachment de 2023. A movimentação ocorre em resposta direta à decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu trechos da legislação em vigor desde 1950, limitando as possibilidades de abertura de processos de impeachment contra ministros da Suprema Corte.

A articulação do Legislativo ocorre em torno do Projeto de Lei (PL) nº 1.388/2023, de autoria do ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e elaborado por uma comissão de juristas presidida por Ricardo Lewandowski, ex-ministro do STF e atual titular da Justiça. A relatoria da matéria está com o senador Weverton Rocha (PDT-MA) e a expectativa é de que o parecer do…

Read More
Política Relevantes

Congresso aprova LDO com superávit de R$ 34 bilhões em 2026

post-image

O Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira (4) o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026. A LDO estabelece diretrizes para a elaboração e a execução da Lei Orçamentária de 2026. 

O texto segue agora para sanção presidencial. Com a aprovação, a expectativa é que o Congresso vote na próxima semana a Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano que vem.

Entre outros pontos, a LDO prevê um superávit de R$ 34,3 bilhões em 2026, o equivalente a 0,25% do Produto Interno Bruto (PIB). O texto estabelece ainda que o governo poderá considerar o limite inferior da meta para fazer limitações de gastos.

Salário mínimo e limite de despesas

O texto da LDO trabalha com o parâmetro de R$ 1.627,00 para o salário mínimo em janeiro. Mas o valor final…

Read More
Juazeiro Política Relevantes

Prefeito Andrei participa da XXX Cúpula de Mercocidades e projeta Juazeiro no debate internacional

post-image

O prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, participou da XXX Cúpula de Mercocidades 2025, o maior encontro de integração entre cidades da América do Sul, realizado de quarta a sexta-feira (05), em Niterói-RJ.

O evento, que celebra os 30 anos da Rede Mercocidades, reuniu prefeitos, gestores públicos, especialistas, acadêmicos, representantes de organismos internacionais e lideranças da sociedade civil para debater caminhos para cidades mais resilientes, pacíficas e sustentáveis.

Durante a cúpula, Andrei integrou o painel “Projetos e Iniciativas em Inovação: o olhar dos municípios”, apresentando as ações que Juazeiro vem implementando na transformação urbana, na modernização da gestão e na promoção de políticas públicas voltadas ao bem-estar da população. “Foram momentos de troca, aprendizado e construção de ideias que fortalecem o futuro das nossas cidades e o compromisso com políticas públicas que melhoram a vida das pessoas. Participei…

Read More
Política Relevantes

Messias inicia corrida final no Senado para salvar indicação ao STF

post-image

O advogado-geral da União, Jorge Messias, indicado para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), começa a semana com a missão de reverter o cenário desfavorável que encontra no Senado e buscar os votos que podem ser o fiel da balança de sua aprovação.

Articuladores do governo ouvidos pelo Estadão/Broadcast afirmam que o AGU já ativou o modo “atirar para todo lado”, a fim de tentar captar o maior número de votos antes de sua sabatina, marcada para 10 de dezembro, data que o governo tenta postergar.

Alvo de resistência dos parlamentares, o indicado deve manter a estratégia de tentar marcar o máximo de reuniões presenciais com senadores, sejam eles propensos ou não ao seu nome. Quando não recebido, Messias seguirá investindo nas ligações.

Outra frente é a articulação feita por ministros do STF. Nos últimos dias, André Mendonça, Cristiano…

Read More
Política Relevantes

“A crise climática é um problema de saúde pública. Hoje, no mundo, um a cada 12 hospitais paralisa as atividades por causa de eventos climáticos extremos”, diz ministro da Saúde

post-image

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou um investimento de R$ 9,8 bilhões em ações de adaptação no Sistema Único de Saúde (SUS) para construção de novas unidades de saúde e a aquisição de equipamentos resilientes às mudanças climáticas. A medida faz parte das ações do AdaptaSUS, plano apresentado na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) em Belém.

O AdaptaSUS prevê estratégias para que a rede de saúde pública enfrente os impactos das mudanças climáticas, contendo 27 metas e 93 ações a serem executadas até 2035. O anúncio foi feito durante a construção de novas unidades de saúde e a aquisição de equipamentos resilientes às mudanças climáticas.

“A crise climática é um problema de saúde pública. Hoje, no mundo, um a cada 12 hospitais paralisa as atividades por causa de eventos climáticos extremos. Para…

Read More