A concessionária Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), controlada pela Vale, recebeu autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para devolver 3,8 mil quilômetros em trechos de ferrovias distribuídos em seis Estados brasileiros. Entre os trechos que devem ser abandonados pela companhia estão sete considerados sem viabilidade econômica.De acordo com a concessionária, os trechos antieconômicos, que totalizam 800 quilômetros, estão sem tráfego regular há anos e a empresa já tinha feitos pedidos antigos para sua devolução.
Outros setores (totalizando 3 mil quilômetros) , incluindo a ligação entre Alagoinhas e Juazeiro, também serão paralisados.
No caso dos trechos economicamente viáveis, que totalizam 3 mil quilômetros(nos quais está o trecho entre Juazeiro e Alagoinhas), a devolução será feita devido a um pedido do governo federal, que quer incluir esses trechos no Programa Integrado de Logística (PIL). FCA fará a retirada de material metálico dos trechos economicamente viáveis a serem devolvidos, em 1,76 mil quilômetros de via férrea.
O anúncio de revitalização da via férrea entre Alagoinhas e Juazeiro foi anunciada em outubro de 2011. Em menos de dois anos e após o gasto de alguns milhões, o governo muda de planos.
Com informações do Estadão
(BLOG FOLGHA)