O português Jorge Mendes voltou a ser um dos grandes protagonistas da janela de transferências do futebol europeu, após ajudar a movimentar aproximadamente 400 milhões de euros (R$ 1,67 bilhão), em negociações envolvendo atletas que agencia.
O montante foi calculado pela imprensa do país de origem do empresário e reflete o poder na movimentação de jogadores nas principais ligas do ‘Velho Continente’. Em paralelo, vozes críticas surgem para apontar que os clientes de Mendes são vendidos por preços exagerados.
Mendes esteve envolvido em três das grandes contratações da atual janela, a ida de Anthony Martial, do Monaco para o Manchester United, por 50 milhões de euros – mais 30 em objetivos conseguidos pelo clube -, a de Ángel di María, dos ‘Red Devils’ para o Paris Saint-Germain, por 63 milhões de euros e a de Nicolás Otamendi, do Valencia para o Manchester City, por 42 milhões de euros.
O valor poderia ter sido ainda mais expressivo, se a troca entre Real Madrid e Manchester United por David de Gea e Keylor Navas saísse, já que o agente português representa o goleiro espanhol, que atua na equipe inglesa.
Outros destaques da “carteira” de atletas de Mendes, que trocaram de camisa para esta temporada são Jackson Martínez, que trocou o Porto pelo Atlético de Madri, e Arda Turan, que deixou de ser ‘colchonero’ para ir para o Barcelona.
Fonte: MSN Esportes