Na programação do Encontro Regional acontecem ainda as Rodadas de Negócios, com a presença de entes governamentais e potenciais fornecedores dos municípios
Donos de micro e pequenos negócios da região do São Francisco, interessados em oferecer produtos e serviços para os governos federal, estadual e municipal, podem participar gratuitamente do Encontro Regional de Oportunidade de Negócios para Micro e Pequenas Empresas nas Compras Governamentais, que começa nessa segunda-feira, dia 26, às 18h, e segue durante todo o dia 27, na Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), em Juazeiro. As inscrições são limitadas e podem ser feitas até o início do encontro.
Mais de 300 pessoas são esperadas, entre representantes do Território Sertão do São Francisco, que compreende os municípios de Juazeiro, Casa Nova, Curaçá, Sobradinho, Campo Alegre de Lourdes, Pilão Arcado, Remanso, Canudos, Sento Sé e Uauá, além de caravanas das cidades de Paulo Afonso e Jacobina. Fornecedores, microempreendedores individuais (MEI), produtores rurais e parceiros também integrarão a plateia.
Para a gerente regional do Sebrae Juazeiro, Jussara Oliveira, o encontro vai orientar os empreendedores sobre a capacidade que eles têm de fornecer seus produtos para os órgãos do governo e conquistar esse mercado, que movimenta aproximadamente R$ 400 bilhões por ano e fomenta o desenvolvimento local, com mais geração de emprego e renda nos municípios. “Nosso objetivo é proporcionar a aproximação entre as micro e pequenas empresas e os grandes compradores de serviços governamentais e estatais e, assim, gerar negócios exitosos a partir desse encontro”, esclarece.
A gerente frisa que, em relação às compras públicas, a Lei Complementar 123/2006 prevê um tratamento diferenciado aos empreendedores que participam de licitações das administrações federais, estaduais e municipais. Os processos ficaram mais simples, com o objetivo de fortalecer o segmento e promover o desenvolvimento local. Na região, essa meta ganha força por meio do Projeto Território da Cidadania no Sertão do São Francisco, que contribui para ampliar o atendimento aos pequenos negócios formais e às pessoas físicas com atividade econômica empreendedora.
No encontro, os participantes terão a oportunidade de discutir, interagir e se capacitar sobre temas referentes às compras governamentais por meio de palestras e oficinas. A programação vai tratar de temas específicos para empresários, gestores públicos e produtores rurais.
No segundo dia do encontro, das 14h às 17h30, as salas 03 e 04 reúnem potenciais fornecedores e entidades do governo em uma Rodada de Negócios, com o objetivo de formar uma agenda de intenções. No total, serão em média 60 empresas da região e entidades públicas como empresas âncoras, dentre elas as secretarias de Administração do Estado da Bahia, de Saúde, de Segurança Pública e de Educação do Estado da Bahia, em número de 15 empresas interessadas em adquirir produtos ou serviços.




