A poluição visual da nossa cidade, sempre foi motivo de preocupação. Cartazes em locais públicos deixam a cidade com uma aparência grotesca. Com o aumento abusivo desta prática em Juazeiro, o Código de Posturas do Município deverá realizar fiscalização contra a colagem de cartazes pelos principais pontos da cidade, que trazem prejuízos como a depreciação do espaço público e prejudicar a sinalização visual da cidade.
Há necessidade de se combater este tipo de poluição de cartazes espalhados irregularmente na cidade que tem aumentado e muito. E a prefeitura tem que voltar suas ações contra a poluição visual, as pessoas estão exagerando e desrespeitando algumas regras da Lei Orgânica do Município que compete a Prefeitura Municipal, regulamentar, autorizar e fiscalizar a fixação de cartazes e anúncios, bem como a utilização de quaisquer outros meios de publicidade, fixa ou móvel de propaganda nos locais restritos concernente à poluição visual.
Sabemos das dificuldades de material humano para que tenha uma fiscalização rígida, mas, através dos cartazes podem-se identificar os autores, orientar sobre a proibição desta prática e notificados a retirar todo o material do local. Caso persista a ilegalidade, os autores deverão ser autuados. A medida visa coibir a colagem dos cartazes e outdoors que poluem o ambiente em locais públicos como paredes, pontos de ônibus, postes de iluminação pública, árvores, entre outros locais que possam contribuir para a poluição da cidade. Além de sujar as vias, existe a questão dos papeis que são arrancados desses locais e jogados nas ruas, sujando a cidade e causando prejuízos maiores, como o entupimento de bueiros.
A colagem de cartazes de propaganda das lojas pode ser permitida quando autorizada pelo Código de Posturas, e fixado em locais específicos e com um tamanho determinado pela prefeitura.
Com colaboração de Valterlino Pimentel