O Sebrae realizou na última quinta-feira (3), no perímetro irrigado do Projeto Mandacaru, em Juazeiro, um encontro para discussão sobre a retomada do Programa de Monitoramento da Mosca das Frutas. Participaram da reunião o trainee do Sebrae em Juazeiro Edlan Amaral, o coordenador técnico da empresa Biofábrica Moscamed, Fabricio Almeida, e representando o Distrito de Irrigação, o presidente do Conselho Administrativo Carlos Augusto, e o gerente técnico Roberlúcio Cardoso, além de fruticultores da região.
O programa tem apoio do Sebrae, Senar, da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), do governo estadual, Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária da prefeitura municipal de Juazeiro (ADEAP) e da empresa Biofábrica Moscamed.
A partir do próximo ano, o Sebrae, através do programa Sebraetec, e apoio dos parceiros institucionais, assinará convênios com previsão de aporte de R$ 3 milhões para ampliação e fortalecimento do programa de monitoramento e combate à mosca das frutas. Os convênios contarão com a participação da FAEB/SENAR, Secretaria de Agricultura do Estado da Bahia (SEAGRI) e da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS).
No final do encontro, foram definidas ações e o cronograma para a realização de um mutirão da mosca da fruta, com o primeiro encontro marcado para o dia 17 de novembro, às 14h, na sede do Distrito de Mandacaru. Na ocasião, o Sebrae fará a atualização cadastral dos produtores já atendidos e o cadastramento de novos interessados para inserir no programa oficial de Monitoramento da Mosca das Frutas. Já a empresa Biofábrica Moscamed, credenciada e executora dos serviços de Monitoramento de Moscas das Frutas, fará uma apresentação geral sobre a importância dessa ação para os fruticultores da região.
Ascom Sebrae
Foto: Divulgação