Com uma palestra da Socióloga Ana Paula Galrão, da Universidade do Vale do São Francisco, e debates muito discutidos e bem articulados , a Secretaria de Cidadania através da Secretaria Executiva da Mulher, promoveu, nesta sexta-feira (05), um encontro quando discutiu o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica. O evento aconteceu no auditório do SEBRAE/Petrolina.
Durante o encontro foram realizados três momentos. O primeiro foi a exibição do Filme “Flores raras” que contou a história de mulheres bem sucedidas e que decidiram (na década de 50) assumir seus papeis lésbicos em uma sociedade altamente preconceituosa o filme baseado em uma história real conta a vida e obra de Elizabeth Bishop (Escritora) e de lota de Macedo Soares (Arquiteta).
No segundo momento, a palestra da Socióloga Ana Paula Galrão, da Universidade do Vale do São Francisco que trouxe pontos particulares de como a mulher (não só lésbicas) tem sido alvo de exclusão na sociedade.
A Drª Roseane Farias – Secretária Executiva da Mulher, falou da política e mulheres na política. E por fim a Secretária de Cidadania Célia Regina Carvalho fez a explanação final, desse, que foi com certeza um encontro produtivo para elencar novos debates.
O Dia Nacional da Visibilidade Lésbica foi instituído após o I Seminário Nacional de Lésbicas (Senale), realizado no Rio de Janeiro em 29 de agosto de 1999. Na ocasião o encontro contou com a participação de cerca de 100 mulheres, que debateram questões específicas do segmento LGBT e denunciaram o preconceito e a violência contra as mulheres homossexuais e bissexuais em cada região do País.