Evento foi realizado ontem e tratou da aplicação da prática agrícola nas espécies de uva de mesa, uva de vinha, citro, pêssego e maçã. O objetivo foi fomentar a Agricultura de Precisão (AP) em fruticultura. O workshop acontece no Complexo Multieventos da Univasf, em Juazeiro (BA). O evento teve o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e tratará da aplicação da prática agrícola em cinco espécies frutíferas, como a uva de mesa, uva de vinha, citro, pêssego e maçã.
Agricultura de Precisão é um conjunto de ferramentas e tecnologias aplicadas para permitir um sistema de gerenciamento agrícola baseado na variabilidade espacial e temporal da unidade produtiva, visando aumentar o retorno econômico e a sustentabilidade, além de reduzir os impactos ambientais.
“O Mapa tem trabalhado para desassociar a Agricultura de Precisão ao uso de máquinas e equipamentos sofisticados, com sistemas complexos, em culturas anuais, como milho e soja. Hoje essa prática é aplicada em qualquer cultura em diferentes espaços agrícolas. Em áreas de poucos hectares, existe a variabilidade espacial e, portanto, uma ótima oportunidade para o aumento da competitividade e da sustentabilidade ambiental”, destaca o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Caio Rocha.
Participaram do encontro os produtores, técnicos e prestadores de serviço do setor agrícola, mas também será uma oportunidade para pesquisadores, professores e estudantes envolvidos com a agricultura conhecerem os resultados das pesquisas realizadas na área.O evento foi realizado pela Embrapa Semiárido e pela Univasf – Colegiado de Engenharia Agrícola e Ambiental.
Nordeste Rural