A Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Juazeiro, por iniciativa da vereadora Valdeci Alves (Neguinha da Santa Casa), vice-presidente da comissão, promoveu ontem (10) um encontro para discutir Saúde Pública, Desafios e Perspectivas, na Câmara Municipal. O convidado da vereadora foi o secretário de Saúde Cássio Garcia, que discorreu sobre a história da saúde pública no Brasil para só depois falar dos avanços da saúde no município.
A primeira a usar a palavra durante a audiência especial foi a autora, vereadora Neguinha, que fez questão de frisar que a saúde municipal precisa avançar, mas citando também que tem consciência que muito já foi feito. “A nossa iniciativa se deve à necessidade de reflexão e busca de soluções para os inúmeros questionamentos suscitados pela comunidade e de aproximação entre os gestores da saúde, legisladores e população, queremos também ouvir do secretário Cássio quais são as perspectivas para as demandas que precisam ser resolvidas”, expôs ao encerrar o seu discurso.
O presidente da comissão, Dalmir Pedra, também usou a tribuna salientando as melhorias que Juazeiro recebeu no que se relaciona à saúde; o vereador parabenizou a atual gestão e disse que como médico conhece a realidade do município e citou o avanço alcançado. “Hoje Juazeiro tem capacidade de atender pessoas que precisam de procedimento de alta complexidade, há alguns anos não víamos isso, o paciente precisava ir para a capital para poder se tratar, sei que precisamos continuar crescendo e vamos”, ressaltou.
Já o secretário Cássio Garcia fez uma explanação geral sobre a situação da saúde no Brasil e explicou que as perspectivas são boas com relação à saúde municipal. “Quero primeiro dizer que acho muito importante esse encontro, pois vejo como um movimento de iniciativa que gera a parceria entre o Legislativo e o Executivo a fim de otimizar os esforços na busca para resolver os problemas de saúde. Já sobre as perspectivas posso afirmar que são boas, afinal o município tem trabalhado muito no quesito saúde, já inauguramos uma UPA, e tem outra pra ser entregue, tem duas unidades de saúde básica e tem outras para serem inauguradas, vamos ser contemplados no combate ao crack e o programa cegonhas, estamos na construção da rede que nesse momento dá um bom respaldo à população, mas que ainda precisa de muitas ações”, declarou.
A Comissão de Saúde da câmara é composta pelos vereadores Dalmir Pedra, presidente; Neguinha da Santa Casa, vice-presidente; Bené Marques e Suzana Ramos, membros, e pelo relator Caffé.
Por Lidiane Souza