Relevantes

Entenda a controvérsia em torno da lei da Alienação Parental; deputadas defendem mudanças na legislação

Lei para impedir afastamento de criança ou adolescente do outro responsável legal está sendo acionada como forma de vingança em casos de divórcio

Com a proximidade do Dia dos Pais, celebrado este ano no dia 13 de agosto, voltou à tona o debate sobre o tema da “alienação parental”, que ocorre quando uma criança ou adolescente é afastada de um genitor, mãe ou pai, ou responsável legal por outro. O assunto têm rendido discussões no Congresso Nacional, onde há um Projeto de Lei (PL 2812/2022) solicitando a revogação da lei da alienação parental.

O QUE DIZ A LEI?

Segundo a Constituição, a lei 12.318/2010, conhecida como “Lei da Alienação Parental”, considera o ato de alienação parental se dá quando um dos genitores ou mesmo algum responsável legal dissemina mentiras e tenta manipular a criança ou adolescente para que rejeite, afaste ou pense negativamente sobre outro responsável. Além disso, a alienação consiste em atitudes de dificultar o convívio das crianças e adolescentes com seus cuidadores.

De acordo com o advogado e Colunista On Otávio Leal, uma das motivações para os debates em torno da lei de alienação parental é a inspiração original do dispositivo. Esse artigo da lei brasileira foi baseado na “Síndrome de Alienação Parental” (SAP), proposta pelo psiquiatra norte-americano Richard Gardner na década de 1980. O psiquiatra tem um histórico de acusações de abuso sexual de menores de idade.

Além disso, diz Leal, apesar de, teoricamente, ser uma ferramenta pensada para facilitar o convívio de um menor após a separação dos pais e resguardar seus direitos ao convívio, a lei tem sido usada de maneira controversa. O advogado afirma que o artigo tem sido acionado como forma de retaliação e vingança por um divórcio indesejado, vários pais e mães acabam se aproveitando desse instrumento para atingir o antigo parceiro, de modo a retirar direitos e até mesmo a guarda.

DEBATES EM TORNO DA LEI

Um projeto de lei enviado ao congresso pelas deputadas Fernanda Melchionna (RS), Sâmia Bomfim (SP) e Vivi Reis (PA), todas do PSOL, traz em suas páginas argumentos como um documento da ONU, de 2011, recomendando que os países não aprovassem a síndrome de alienação parental em processos e audiências de custódia.

Uma das defensoras do projeto, a deputada baiana Alice Portugal (PCdoB), afirmou ao Aratu On que o grupo de congressistas buscam alterar pontos considerados essenciais. “Mas nosso texto não foi considerado no Senado Federal. Obviamente o debate continua nesta nova legislatura, que em breve deve ser objeto de nova tentativa de deliberação”.

Otávio Leal reconhece as falhas de aplicação da lei, mas acredita que o caminho não é a revogação, uma vez que ela é útil em determinados casos. Para o advogado, não se deve condenar a legislação por erros de juízes ou advogados. “O que precisa é a gente se capacitar, ter um olhar empático com essas crianças, um olhar eficiente, tentando sempre entender o que há por trás daquela situação”, afirma Leal.

O advogado destaque as possíveis punições impostas para quem promove a alienação. Dentre eles estão advertência, ampliação o regime de convivência familiar em favor do genitor alienado, multa para o alienante ou mesmo a alteração ou inversão de guarda do jovem. “Entendo que quando a família chega à justiça, é porque a família faliu, o ideal é que haja diálogo e o compromisso com criar essa criança”, afirma o advogado.

Alice Portugal explica que a proposta das deputadas não é pela revogação total da lei, mas determinadas mudanças, como a impedir a inversão automática da guarda. Segundo a congressista, a tentativa é tornar o dispositivo mais útil a fim de “desenvolver e aprimorar as políticas públicas voltadas à consolidação do conceito de parentaldiade, na resolução pacífica de conflitos, na responsabilidade compartilhada, igualdade de gênero”.

MARCAS NO PSICOLÓGICO

As formas de se comprovar casos de alienação parental passam por investigação e acompanhamento psicológico infantil, para decifrar a criança e entender qual a real situação vivenciada, bem como ofertar um acolhimento para ela, como forma de preservá-la diante de um processo.

Algumas características provocadas pela alienação parental podem ser notadas na criança ou adolescente. De acordo com a psicóloga Jéssica Castelo Branco, “comportamentos incomuns” são sempre elementos que devem despertar o alerta nos pais e responsáveis.

Acontece da criança se tornar hostil, rejeitando ou expressando sentimentos negativos em relação ao alienado sem o motivo aparente”.  Outro sinal da alienação parental é a repetição de críticas e acusações falsas ou exageradas sem demonstração de culpa pela criança ou adolescente. A especialista comenta ainda que outro comportamento típico é o isolamento, onde se evita o contato com o outro genitor.

O QUE FAZER

A psicóloga destaca que os filhos têm direito a desenvolver relações como quiser e, não, sob controle dos cuidadores. “A criança é livre, ela precisa ser livre para pensar, para ter ideias, para ter sentimentos, para ser vista e amada pelo outro genitor”. Ela afirma que os responsáveis por crianças ou adolescente precisam encontrar formas saudáveis de lidar com o conflito conjugal e a separação.

De acordo com Jéssica, a terapia pode ter uma função importante na resolução dos problemas acarretados pela alienação parental: “a psicologia pode ajudar tanto a prevenir quanto a tratar os casos de alienação parental, dando orientação e apoio aos pais ou responsáveis, para que possam compreender os efeitos negativos que essa alienação parental pode causar na vida da criança”.

Fonte: Aratu On

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like

Política

Lula escolhe Macaé Evaristo para comandar Ministério dos Direitos Humanos

post-image

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva escolheu a deputada estadual do PT de Minas Gerais Macaé Evaristo para assumir o Ministério dos Direitos Humanos. Lula se reuniu ontem com a petista no Palácio do Planalto.

Macaé Evaristo entra para o governo após Lula demitir o advogado Silvio Almeida, envolvido em acusações de assédio sexual. O convite para a deputada foi confirmado pelo próprio presidente em sua rede social. “Hoje, convidei a deputada estadual Macaé Evaristo para assumir o ministério dos Direitos Humanos e Cidadania. Ela aceitou. Assinarei em breve sua nomeação. Seja bem-vinda e um ótimo trabalho”, disse Lula.

Após o anúncio de seu nome, Macaé Evaristo, afirmou que há muito trabalho pela frente para ser feito na pasta diante dos grandes desafios que têm no Brasil na área. Ela, porém, disse seguir com esperança, com…

Read More
Política

Com tensão na Venezuela, Lula se reúne com nº 2 do Itamaraty

post-image

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, neste domingo (8/9), com a secretária-geral do Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty), Maria Laura da Rocha, no Palácio do Alvorada, para discutir a tensão na Venezuela. Ela representa a pasta enquanto o ministro Mauro Vieira cumpre agenda no Oriente Médio.

No sábado (7/9), a relação do Brasil com o país vizinho ganhou um novo episódio de tensão depois que o regime da Venezuela revogou “de maneira imediata” a representação dos interesses da Argentina e de seus nacionais em território venezuelano pelo Brasil. Em nota, o Itamaraty informou que viu com “surpresa” a ação de Nicolás Maduro.

Em agosto, o Brasil assumiu a representação diplomática argentina e as de pelo menos outros cinco países na Venezuela, após elas terem sido expulsas pelo regime de  Read More

Política Relevantes

Governo vai investigar denúncias de assédio contra Silvio Almeida

post-image

O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, foi chamado na noite desta quinta-feira (5) para prestar esclarecimentos ao controlador-geral da União, Vinícius Carvalho, e ao advogado-geral da União, Jorge Messias, em razão de supostas denúncias de assédio sexual publicadas pela imprensa. A convocação foi confirmada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom).

Em nota, a Secom informou que o próprio ministro irá encaminhar ofício à Controladoria-Geral da União (CGU), ao Ministério da Justiça e Segurança Pública e à Procuradoria Geral da República (PGR) para que investiguem o caso. Ainda de acordo com a nota, a Comissão de Ética da Presidência da República decidiu abrir procedimento para apurar as denúncias.

“O governo federal reconhece a gravidade das denúncias. O caso está sendo tratado com o rigor e a celeridade que situações que…

Read More
Petrolina Política Relevantes

TRE-PE determina perda de mandato da vereadora de Petrolina, Lucinha Mota

post-image

Em sessão plenária desta quinta-feira (5), o plenário do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) determinou, por unanimidade, a perda do mandato da vereadora Lucinha Mota, de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, por infidelidade partidária requerida pelo PSOL, seu antigo partido.

O Tribunal não acolheu os argumentos de Lucinha Mota de mudança na linha programática da legenda e perseguição pessoal para justificar a desfiliação e decidiu que o mandato cabe ao partido pelo qual ela disputou a eleição em 2020, o PSOL.

A ação cabe recurso do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mas, com a decisão, a vereadora perde o mandato de imediato. Em nota à TV Grande Rio, Lucinha Mota se pronunciou sobre a decisão e ressaltou indignação com o resultado, além de destacar que a decisão de acionar a justiça para garantir a cadeira no…

Read More
Política Relevantes

PT tenta barrar mudança da Ficha Limpa que pode beneficiar Bolsonaro

post-image

O PT no Senado apresentou no plenário da Casa uma proposta para tentar evitar que o projeto que altera a Lei da Ficha Limpa possa beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A votação estava marcada para esta terça, 3, mas, diante da falta de consenso sobre o tema, foi adiada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

A atual redação do projeto diz que um candidato só pode se tornar inelegível em caso que implique cassação de registro ou diploma, quando eleito. Segundo um dos idealizadores da Lei de Ficha Limpa, o ex-juiz Márlon Reis, como Bolsonaro perdeu o pleito e não foi diplomado, ele poderia se beneficiar da brecha legal.

O próprio Reis disse que se reuniu com senadores ligados ao governo para alertar sobre o que estava sendo votado. Essa proposta é criticada por movimentos…

Read More
Política

Estado lança Programa Bahia de Integridade Pública

post-image

O Governo do Estado lançou por meio da Auditoria Geral do Estado, órgão vinculado à  Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA), o Programa Bahia de Integridade Pública (PIP/BA). A solenidade aconteceu no Auditório do Centro de Operações e Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (SSP), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. A iniciativa reúne ações voltadas à prevenção, à detecção e à punição para comportamentos antiéticos, fraudes e outros desvios de conduta. 

Durante o evento, o secretário da Fazenda do Estado, Manoel Vitório, assinou a portaria que institui o Programa Bahia de Integridade Pública e oito órgãos estaduais já firmaram o Termo de Adesão ao PIP/BA: Secretaria de Segurança Pública (SSP), Secretaria da Saúde (Sesab), Secretaria do Planejamento (Seplan), Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Superintendência de…

Read More
Petrolina Política Relevantes

Eleições 2024: confira a agenda dos candidatos à prefeitura de Petrolina

post-image

Os candidatos à prefeitura de Petrolina divulgaram as agendas de campanha. A lista segue a ordem alfabética dos nomes registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para aparecer nas urnas nas eleições 2024. Confira as agendas:

Segunda-feira, 2 de setembro:

Dr. Marcos Ortopedista (Agir):
8h: Reunião com colegas médicos para discutir prazo para consultas, exames e cirurgias nos postos de saúde
12h: Reunião com ex-secretário de Ação Social para aprender viabilizar a criação da secretário da pessoa idosa
19h: Visita ao Vale do Grande Rio para falar sobre implantação de câmeras de segurança nos bairros aonde mais está ocorrendo crimes


Dr Julio (PSDB):
9h: Gravação para guia eleitoral
15h: Visita a empresas
18h45: Visita à feira do José e Maria

Lara Cavalcanti ( PL):
7h10: Entrevista para o Programa Nossa Voz GRFM
16h: Caminhada no Pedro Raimundo
17h: Caminhada Vale…

Read More
Política Relevantes

Governo envia Orçamento de 2025 prevendo salário mínimo de R$ 1.509

post-image

Em mais um dia tenso para a equipe econômica, o Projeto de Lei Orçamentária Anual (Ploa) de 2025 foi protocolado no Congresso Nacional, a previsão de um salário mínimo de R$ 1.509.

Esse novo valor representa um aumento de R$ 97 sobre o piso atual, de R$ 1.412 ao mês, o que equivale a um reajuste de 6,87%, dado acima da inflação projetada pelo mercado para este ano, de 4,25%, de acordo com a mediana das estimativas do mercado coletadas no último boletim Focus, do Banco Central.

Leia também: Projeto de lei de Lula que aumenta impostos de empresas e bancos recebe críticas de parlamentares
O aumento de 6,87%, de acordo com dados do Ministério do Planejamento e Orçamento, vem de 3,82% dados pela variação estimada para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) nos 12 meses encerrados…

Read More