O Departamento Estadual de Trânsito (Detran–PE) publicou no Diário Oficial do Estado portaria definindo o prazo para o emplacamento dos ciclomotores – as motos de 50 cilindradas, mais conhecidas como cinquentinhas – adquiridos antes do dia 30 de julho.
A previsão é de que os proprietários tenham 90 dias para regularizar a situação dos veículos, realizando vistoria e pagando todas as taxas agora exigidas.
Por este motivo o diretor presidente da EPTTC-Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo, Paulo Valgueiro, Inspetor Chefe da Polícia Rodoviária Federal, e o comandante da Polícia Militar participaram de um programa de Rádio para explicar e orientar os usuários das cinquentinhas em Petrolina.
Desde o dia 31 de julho o governo federal desobrigou as prefeituras de assumir a responsabilidade de emplacar as 50 cc, transferindo essa obrigação exclusivamente para os órgãos estaduais de trânsito, ou seja, os Detrans.
As novas cinquentinhas precisam sair das lojas ou concessionárias já com o emplacamento. O presidente do Detran–PE, Charles Ribeiro, faz um alerta aos futuros donos que insistam com os vendedores se alguém repassar informação diferente sobre a necessidade do licenciamento dos veículos.
“Todos estão sabendo. É só uma questão de tempo. Temos, inclusive, feito um trabalho com as grandes revendedoras de ciclomotores para que orientem seus vendedores e representantes. É uma caminho sem volta”, afirmou Charles Ribeiro.
Fonte: ASCOM EPTTC