Os procedimentos de Cirurgia Geral realizados no Hospital de Urgências e Traumas de Petrolina (HUT) ganharam mais agilidade com a utilização do aparelho de videolaparoscopia. Desde o ano passado, cirurgias e exames estão sendo realizados com o novo equipamento e a expectativa é que cerca de 10 cirurgias sejam realizadas por semana.
Segundo o coordenador de Cirurgia Geral do HUT, Hugo Alessi, a utilização do equipamento além de otimizar os procedimentos, coloca Petrolina em situação de igualdade com os grandes centros. “O HUT é o único hospital do Sertão Pernambucano que realiza cirurgias e outros tipos de procedimentos com equipamento de videolaparoscopia pelo Sistema Único de Saúde (SUS), beneficiando pacientes não só de Pernambuco, como também de outras cidades da macrorregião do Vale do São Francisco”, ressaltou.
A videolaparoscopia é uma técnica moderna, sendo os procedimentos mais comuns realizados com este equipamento as cirurgias de vesícula, fígado, pâncreas e demais órgãos do aparelho digestivo. Ainda segundo o cirurgião, podem ser realizados ainda exames de diagnóstico e biopsias de várias moléstias intra-abdominais.
“A grande vantagem desse tipo de cirurgia é que são feitas pequenas incisões (cortes) por onde passam os instrumentos cirúrgicos. A visualização é feita através de uma microcâmera de vídeo que mostrará as imagens da cavidade abdominal em um monitor de televisão”, explicou Hugo. “Por ser um procedimento minimamente invasivo, há uma menor agressão ao paciente, abreviando o tempo da realização da cirurgia e a internação, além de reduzir o índice de infecção e o tempo para o paciente voltar às suas atividades de rotina”, esclareceu.
Para o diretor administrativo do HUT, Cleiton Paz, o desenvolvimento tecnológico da saúde é necessário para acompanhar a rápida evolução da medicina no que concerne ao atendimento e recuperação do paciente. “Em parceria com a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), conseguimos implantar novos serviços e investir em novos equipamentos para o HUT, assegurando excelência no atendimento, além de promover o ensino e a pesquisa”, finalizou.