Cinco trabalhadores de um garimpo na região norte da Bahia morreram na manhã deste sábado (21) depois que o cabo de aço que sustentava um equipamento partiu e os homens caíram cerca de 150 metros, o equivalente a um prédio de cinco andares.
A área de extração de esmeraldas está localizada na Serra de Carnaíba, a 20 km do município baiano de Pindobaçu.
O acidente ocorreu por volta das 7h, dentro de um galpão onde fica um guindaste utilizado para transportar os funcionários até o garimpo, a 170 metros de profundidade.
As causas do acidente ainda são desconhecidas. Mesmo depois das cinco mortes, o restante dos garimpeiros continuou trabalhando.
Segundo relato de testemunhas, o rompimento do cabo de aço provocou a falta de freio no sistema de elevação da “caçamba” [como tem sido chamado o suporte que transporta as pessoas], o que teria feito os garimpeiros despencarem até o subsolo da mina.
Ao norte do estado, a Serra da Carnaíba concentra uma das maiores reservas de esmeralda do Brasil. São quase 100 garimpos.
O trabalho de extração das pedras preciosas é considerado de alto risco porque geralmente é feito de forma improvisada, sem as condições mínimas de segurança. Alguns garimpeiros usam pequenas cadeiras para descer, também sustentadas por cabo de aço.