Cerca de 800 moradores das comunidades de Cruz e Manoel Patrício, na região do Alto Salitre, norte baiano, terão acesso a água facilitado tanto para abastecimento humano quanto para uso comum na agricultura familiar. Dois mil metros de cano de PVC, com diâmetro de 33 milímetros, foram entregues pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) à União das Associações do Vale do Salitre (UAVS), que reúne aproximadamente 29 associações e 302 pequenos produtores filiados.
O termo de doação dos 334 tubos foi assinado pelo superintendente regional da Codevasf, Emanoel Lima, e pela presidenta da UAVS, Eliete Leite da Paixão. “Essa é mais uma conquista da associação, que graças à Codevasf vai melhorar a vida das duas comunidades beneficiadas”, disse Eliete. As famílias beneficiadas nas duas comunidades produzem principalmente frutas e hortaliças, com destaque para manga, goiaba, cebola, melão, maracujá, pepino, abóbora, maxixe e pimentinha.
A UAVS foi criada em julho de 2010 para gerenciar o uso de água por meio da medição de áreas, emissão de boletos e fiscalização junto aos associados. No local existe o canal do Salitre, que oferta água pela adutora do Salitrinho, abastecendo cinco pequenas barragens. A sede da entidade está localizada a 26 km da sede do município de Juazeiro, no povoado Capim de Raiz, no Salitre, às margens da BA-210, que liga Sobradinho a Juazeiro.