O secretário de Educação de Petrolina, Heitor Bezerra Leite, acompanhado de técnicos, coordenadores e gestores das unidades escolares; esteve visitando as escolas José Joaquim, no bairro José e Maria e Santa Terezinha, no Dom Avelar. Na primeira escola, foi recebido pela gestora Maria Naiclê Lustosa. A equipe averiguou a estrutura do prédio, as necessidades funcionais, conversou com professores e interagiu com os estudantes. Dentre as demandas na escola, as consideradas mais urgentes foram: a troca de cadeiras e mesas, melhoria da segurança, especialmente no entorno da quadra coberta, no local mais próximo do muro, onde os vândalos entram durante a noite.
A equipe constatou que é necessário aumentar o muro da escola, isolar a horta da quadra e abrir um portão lateral para que os moradores tenham acesso à horta sem que precisem passar pela área da quadra. O secretário recomendou à gestora conversar com o presidente da Associação de Moradores do José e Maria, no sentido de colaborar numa campanha de conscientização para evitar a ação dos vândalos. Outra demanda é a estruturação adequada da Sala de Atendimento a Alunos Especiais – AAE.
Na escola Santa Terezinha, a equipe foi recebida pelo gestor Cristiano Dias. Ele apontou como demandas principais a necessidade de transferir os banheiros do local onde estão, próximo do pátio, para outro mais adequado, aproveitando esse espaço para a ampliação da cozinha/refeitório. Avaliou-se também a reorganização e ampliação da área do pátio, contratação de um porteiro e melhoria da estrutura de esgotamento sanitário. A escola José Joaquim tem 699 alunos matriculados e 30 turmas do Pré II ao 3º ano. A Santa Terezinha tem 1.230 alunos e 43 turmas.
Texto e fotos: Setor de Educomunicação – SEDUC