Na tarde desta quarta-feira, 29, os diretores e coordenadores da Atenção Básica, Vigilância em Saúde, Atenção Especializada, Regulação, e da Assistência Farmacêutica estiverem reunidos para atualização do Plano de Contingência do Município 2014 para dengue.
O plano é baseado em cincos pontos específicos Assistência, Controle Vetorial, Vigilância Epidemiológica, Comunicação e Mobilização e Gestão e como propostas para 2014 estão a realização de seis pesquisas LIRAa e ciclos de tratamento focal nos imóveis da zona rural.
“Estamos em processo de finalização do Plano que irá viabilizar o monitoramento das ações que serão desenvolvidas durante este ano e é preciso que cada diretoria esteja ciente das ações que devem ser feitas para reduzir bem mais a incidência de dengue no município”, disse a secretária de Saúde de Petrolina, Lucia Giesta.
Durante a reunião, o gerente de Endemias de Petrolina, Jailson Araújo, destacou a redução no número de casos da doença durante 2013. “Em 2012, foram notificados 968 casos, destes 252 foram confirmados. Já no ano passado, tivemos 242 casos notificados e apenas 44 confirmados, uma redução de 75% o que demonstra a eficácia das estratégias de controle e combate utilizadas”, destacou Araújo salientando que durante 2013 Petrolina teve um índice de 0,6% para infestação de dengue, considerado de baixo risco.
O gerente ainda orientou sobre a importância dos profissionais das unidades da Atenção Básica e Especializada notificarem as suspeitas dos casos para que haja um mapeamento real do município. “O dever de notificar não é somente da Atenção Básica, mas se estende as demais unidades/setores municipais de saúde bem como pela rede hospitalar pública e privada”, esclareceu.
Secom Petrolina