Através do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), a Secretaria Municipal de Saúde esta desenvolvendo técnicas fundamentais para a memorização e desenvolvimento intelectual de pessoas da terceira idade nas Unidades de Saúde.
A otimização cognitiva na terceira idade são técnicas que avaliam a capacidade de memorização dos idosos possibilitando o diagnostico das potencialidades e assim a melhoria das habilidades da memória e raciocínio.
A coordenadora do NASF de Petrolina, Rebeca Santana explica que a iniciativa aconteceu na comunidade da Vila Eduardo, junto a equipe multiprofissional da AME Saúde da Família. “A ideia surgiu devido a inúmeras queixas referentes a lapsos de memória dos usuários do Programa de Hipertensos e Diabéticos residentes no bairro Vila Eduardo, cuja maioria absoluta são de idosos”, explicou.
Habitualmente as pessoas idosas formulam queixas relacionadas com falhas de memória que são vistas com certa preocupação pela família e profissionais de saúde. Estes problemas de memória podem gerar uma série de limitações na autonomia e na qualidade de vida do idoso. A origem desta perda pode ter diversas explicações: lesão cerebral, depressão, demência, longo período de hospitalização, ou simplesmente uma falta de atividade mental.
A psicóloga no NASF, Ana Clea explica qual o objetivo das atividades cognitivas e de memorização das atividades. “Melhorar a autonomia; criar um contexto rico em estímulos que facilite o raciocínio e a atividade mental; fortalecer as relações interpessoais dos idosos evitando a desconexão do meio e minimizando os impactos de doenças degenerativas como Alzheimer entre outras” finalizou.
A equipe dos NASF já esta planejando um calendário de atividades de otimização cognitiva em outras unidades de Saúde da Família em Petrolina, com objetivo de atender a um número maior de idosos.
Fonte: ASCOM PMP/ASCOM SMS