A equipe de educação para o trânsito da Companhia de Segurança, Trânsito e Transportes (CSTT) de Juazeiro realizou nesta terça-feira (23), com a participação do grupo teatral Nego D’Água, o segundo dia de atividade em alusão a Semana Nacional do Trânsito. A ação aconteceu na faixa de pedestre da Praça Barão do Rio Branco e chamou a atenção de quem passava através das pequenas encenações que foram desenvolvidas pelo grupo.
Na oportunidade, o arqui-animador da CSTT incentivou as pessoas a atravessarem na faixa na hora certa e entregou panfletos explicativos sobre o bom comportamento seja como condutor, motociclista ou pedestre. Ao sinal vermelho do semáforo, o grupo teatral demonstrou situações no trânsito como atropelamento por moto ou carro, o erro do condutor ao avançar na faixa e o erro do ciclista ao passar pela faixa sem descer da bicicleta. Aproveitaram ainda a oportunidade e corrigiam o condutor sem cinto de segurança ou o motocilcista com a viseira levantada.
Josevaldo dos Santos circula de moto há 3 anos e já foi atropelado. “Hoje tenho muito mais cuidado, antes eu era confiante demais, e agora piloto por mim e pelos outros”, disse Josevaldo. Esse foi um dos alertas também passado pela equipe de educação mais conhecido como ‘direção defensiva’. Geraldo Magela Neto já segue essa orientação desde que começou a dirigir: “Faz dois anos que dirijo e ainda não me envolvi em acidente. Procuro sempre prestar atenção se as pessoas ao redor no trânsito estão atentas”, disse o condutor Geraldo que gostou da ação do grupo que rapidamente passava a mensagem com a encenação. Jaqueline Alcântara parou para atravessar e assistiu a equipe. “Achei muito interessante a forma que abordaram os assuntos do trânsito. Precisa mesmo chamar mais a atenção dos motoristas que não param para o pedestre passar”, disse Jaqueline.
As atividades terão continuidade nesta quarta-feira (24) pela manhã e acontecerão na faixa de pedestre da Praça Pedro Pereira Primo (próximo a Vanessa Móveis) e Praça Dedé Caxias.