Equipe de TV entra pela 1ª vez no ONS e mostra novo horário de pico

Depois do apagão ocorrido no mês passado, o que que pode acontecer daqui pra frente? A repórter do Fantástico Cristina Serra foi até o ONS, o Operador Nacional do Sistema, para saber se o Brasil está preparado para ter energia mesmo em uma época de muita estiagem. Essa é a primeira vez que uma equipe de TV entra na sala de controle do operador do sistema.

Faz duas semanas que Henrique abriu esse bar no Rio. Já nos primeiros dias de funcionamento, ele percebeu que o ar-condicionado central não estava dando conta.

Fantástico: As pessoas chegavam e reclamavam?
Henrique: É. Elas chegavam aqui, já reclamavam, sentiam calor, e queriam sair.

Resultado: Henrique comprou mais aparelhos de refrigeração.

“A gente teve que instalar às pressas ar-condicionados Split.
O cliente não quer ficar num ambiente que tá quente, que tá desagradável pra ele,” explica o comerciante Henrique Rodrigues.

“Se tiver calor, vou embora. Não tenho dúvidas. Aqui, no Rio de Janeiro, não tem jeito, diz um dos clientes.

“Sem ar-condicionado não dá,” conclui outro.

Karina é prestadora de serviço. Faz quase três anos que ela é dona de um salão de depilação. Trabalha com uma técnica chamada fotodepilação, que usa um tipo de luz potente para remover os pelos.

“A máquina de fotodepilação, pra ser ligada, ela precisa estar num ambiente refrigerado a pelo menos 19 graus Celsius, senão a gente não pode ligar porque danifica a máquina”, diz a dona do salão Karina Sá.

O consumo de energia elétrica por todos os Henriques e Karinas do Brasil, assim como pelas indústrias e por apartamentos e casas é acompanhado de perto pelo chamado Operador Nacional do Sistema, o ONS.

O Fantástico entrou na sala de decisão do Operador Nacional do Sistema, que é o órgão que monitora todo o sistema elétrico brasileiro. É a primeira vez que uma equipe de televisão entra no centro de controle, onde os técnicos detectam se há risco de apagão no país.

Às 15h, mesmo horário do apagão que aconteceu no dia 19 de janeiro, na sala silenciosa trabalham sete técnicos por turno, 24 horas por dia, todos os dias da semana. O painel mostra em tempo real quanta energia elétrica está sendo gerada e quanto está sendo consumida em cada estado.

Os técnicos sabem quais são as fontes de energia mais usadas: a hidráulica, a térmica, a nuclear e também a eólica, produzida a partir do vento, como mostram os números da Região Sul. Já outro gráfico tem o resumo de todo o consumo no país. A linha vermelha confirma o horário de pico.

Hermes Chipp, diretor-geral da ONS: “Nós estamos aqui praticamente às 15h30, não é? E essa carga tá atingindo um valor próximo a 77 mil megawatts.
Fantástico: Então esse é o máximo do consumo de energia durante o dia hoje no Brasil.
Hermes Chipp: Hoje no Brasil.

Até pouco tempo atrás, o horário de pico no verão acontecia quando as pessoas chegavam em casa depois do trabalho e ligavam tudo em casa, incluindo o ar-condicionado. Agora é diferente.

Fantástico: E isso se deve a quê? Por que esse horário de pico agora nessa nova faixa de horário, entre 14h e 16h, entre 15h e 16h?
Hermes Chipp: Isso eu atribuo a uma mudança de perfil de consumo do nosso consumidor brasileiro, tanto no segmento residencial como no comercial.

Hoje a economia tem mais empreendimentos como os citados no início da reportagem. Eles fazem parte do chamado setor de serviços, que inclui o comércio.

No ano passado, esse setor consumiu 7,3% a mais de energia que em 2013. Mas o consumo também subiu nas residências: Segundo a Empresa de Pesquisa Energética, o aumento foi de quase 6% em 2014 em relação ao ano anterior. Esse aumento no consumo coincide agora com uma situação de estiagem na Região Sudeste do Brasil. Mas, para o ONS, ainda é cedo para se falar em racionamento.

“Março e abril são meses de muita chuva. Então nós estamos aguardando, fazendo análises permanentes, a cada semana com o Instituto de Meteorologia e Comitê de Monitoramento se reunindo a cada mês, pra avaliar esses riscos.”, explica Hermes Chipp.

O diretor-geral do ONS acha também que não é provável que aconteça um apagão como o que ocorreu no dia 19. Naquele dia, a geração de energia não foi capaz de segurar o pico de consumo.

“Eu acho que a chance de se repetir é muito baixa” diz o diretor-geral do ONS.

Alguns especialistas acham que faltou planejamento por parte do governo.

“Simplesmente tivemos problemas de gestão nos anos anteriores que nos deixaram em uma situação de absoluta falta de reserva. Se esse problema não for resolvido, não for equacionado, nós corremos o risco de ele se repetir,” diz o consultor de energia Mário Veiga.

“Tudo o que você faz pra aumentar a segurança do atendimento, você aumenta a tarifa. Será que é isso que a sociedade quer pagar ou a sociedade poderia dizer assim: ‘não, por favor: deixa que eu economizo’”, questiona o diretor-geral do ONS.

O governo já vem estudando os reajustes que vai praticar nas tarifas e outras medidas, como a extensão do horário de verão até o fim de março. Pelo sim, pelo não, tem gente que está economizando. É o jeito.

“A gente tá dormindo tudo num quarto só, os dois filhos e mais o casal. Ligam um aparelho num quarto só”, conta uma mulher.

Fonte: Fantástico/Portal G1

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Sem Categoria

1º LIRAa de 2025 aponta cenário sem risco de infestação para o Aedes aegypti em Petrolina

post-image

A Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, concluiu o primeiro Levantamento Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LirAa) de 2025. A ação foi realizada do dia 6 a 10 de Janeiro, apresentando resultado médio de 0,4%. O percentual deixa o município fora de risco de infestação por arboviroses.

Dentro do percentual apresentado, as localidades que apresentaram maior taxa de infestação foram os bairros Dom Avelar e São Joaquim, com 1,2% ; Novo Tempo e Pedra Linda, obtiveram 1,3%. Diante dos resultados, a Secretaria de Saúde informou que vai continuar executando planos de ações pelos quatro cantos do município, realizando mutirão para remover criadouros e orientações educativas para a população.

Transmitidas principalmente por mosquitos, as arboviroses são doenças virais que colocam em risco quase 4 bilhões de pessoas no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde…

Read More
Política Relevantes

Lula e Bolsonaro empatam nas intenções de voto para 2026 em cenário com Marçal

post-image

Pesquisa divulgada ontem pelo instituto Paraná Pesquisas mostra um empate técnico entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na disputa presidencial de 2026, caso o ex-coach Pablo Marçal (PRTB) participe da eleição. Lula aparece com 34% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro soma 33,9%. Pablo Marçal, que anunciou sua pré-candidatura no dia 8, tem 6,1%. A entrada de Marçal na disputa sugere que ele atrai votos da direita, impactando diretamente o desempenho de Bolsonaro. O levantamento entrevistou 2.018 eleitores entre os dias 7 e 10 de janeiro, com uma margem de erro de 2,2 pontos porcentuais e nível de confiança de 95%.

O cenário sem Marçal, porém, altera a dinâmica da disputa. Bolsonaro alcança 37,3%, enquanto Lula registra 34,4%. Apesar disso, o empate técnico se mantém no limite da margem de erro….

Read More
Política Relevantes

Dino dá 30 dias para governo ter regras para emendas em universidades

post-image

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou, neste domingo (12), que os governos federal e estaduais apresentem, em um prazo de 30 dias, a publicação de normas para uso de recursos de emendas parlamentares federais em instituições de ensino superior.

A decisão do ministro leva em conta a necessidade de “prestação de contas adequadas quanto às emendas parlamentares federais, com transparência e rastreabilidade” tanto nas universidades “como nas suas respectivas Fundações de Apoio”.

Dino fez a determinação ao ministério da Educação (MEC), à Controladoria-Geral da União (CGU) e à Advocacia-Geral da União (AGU) e, “por simetria”, aos Estados, que deverão “proceder da mesma maneira”.

Dino pediu urgência na divulgação e determinou que a decisão tenha ciência dos presidentes da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e…

Read More
Juazeiro Política Relevantes

Suzana Ramos esclarece sobre fake news de suposto recebimento de rescisão

post-image

A ex-prefeita de Juazeiro, Suzana Ramos, desmente categoricamente as informações falsas que circulam na imprensa e nas redes sociais, alegando que a mesma teria recebido valores referentes a rescisão trabalhista ao término de sua gestão.

Essa acusação é completamente infundada e evidencia o uso de má-fé por parte de quem divulga ou compartilha tais notícias. É lamentável que, em vez de contribuírem para a construção de um debate público saudável, algumas pessoas e veículos optem por disseminar mentiras com o objetivo de causar prejuízos à imagem pessoal e política de Suzana Ramos.

Compartilhar informações sem comprovação não só viola princípios éticos, mas também causa danos reputacionais irreparáveis, além de configurarem crime de calúnia, difamação e propagação de fake news, conforme previsto na legislação brasileira, e estão sendo devidamente analisadas por nossa equipe jurídica.

Suzana…

Read More
Juazeiro Política Relevantes

Prefeito de Juazeiro e secretária de Saúde da Bahia entregam ambulância e equipamentos para a UPA e Maternidade Municipal

post-image

Nesta quarta-feira (08), o prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, e a secretária de Saúde da Bahia, Roberta Santana, entregaram uma ambulância, medicamentos e equipamentos hospitalares destinados à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e à Maternidade Municipal. A ação é uma parceria entre a Prefeitura de Juazeiro e o Governo do Estado e totalizou um investimento de R$ 700 mil.

Para a população a ajuda vem em  boa hora. Adailton Santos, que no momento da entrega estava saindo da Maternidade ao lado de esposa Vanessa Xavier, se sentiu mais seguro com a chegada dos novos equipamentos. O casal aguarda o nascimento da filha Alice na próxima semana. “A higiene da Maternidade está bem melhor, o atendimento também e, agora, presenciando esses novos equipamentos chegando, ficamos satisfeitos. Estávamos preocupados com o parto dela, mas agora estou mais tranquilo”, disse Adailton. Vanessa também…

Read More
Política Relevantes

Jerônimo anuncia ações emergenciais e programa de investimentos em reuniões com novos prefeitos

post-image

Já nos primeiros dias do ano, o governador Jerônimo Rodrigues recebeu no Centro de Operações e Inteligência (COI), em Salvador, sete prefeitos eleitos dos municípios de Camaçari, Rio Real, Antônio Cardoso, Várzea Nova, Mutuípe, Juazeiro e Curaçá.

O objetivo das reuniões realizadas na sexta-feira (3) e no sábado (4), foi discutir temas relacionados a investimentos e ações voltados para o desenvolvimento dos municípios baianos. Infraestrutura, saúde, educação, segurança pública e incentivos econômicos foram as principais pautas dos encontros.

“Nesse primeiro momento, estamos priorizando os prefeitos, independente do partido, que tiveram dificuldade com a transição e que, infelizmente, não aconteceu de forma tranquila, democrática, respeitando a lei, com a devida prestação de contas. Para se ter uma ideia, já estamos perto do início do ano letivo, em fevereiro, e os gestores não sabem como vão disponibilizar a alimentação…

Read More
Petrolina Política Relevantes

Prefeito Simão Durando recebe presidente e integrantes da nova mesa diretora da Câmara de Petrolina

post-image

Nesta quinta-feira (2), o prefeito Simão Durando se reuniu com os vereadores eleitos para a nova mesa diretora da Câmara Municipal de Petrolina para o biênio 2025/2026. A reunião teve como objetivo reforçar o compromisso de diálogo entre os poderes executivo e legislativo, e já discutir também projetos estratégicos para o desenvolvimento da cidade.

A conversa foi marcada por um espírito de parceria e respeito. Todos os vereadores tiveram um momento de fala e reforçaram o compromisso de atuar em harmonia com o poder executivo nos próximos anos.

Na oportunidade, o prefeito Simão Durando parabenizou os vereadores eleitos para a mesa diretora e destacou a importância do trabalho em conjunto para o desenvolvimento da cidade e bem estar da população. O prefeito ainda apresentou projetos que serão enviados para a casa legislativa nos próximos dias, como a…

Read More
Sem Categoria

Lula assina decreto que eleva salário mínimo para R$ 1.518

post-image

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, nesta segunda-feira (3), decreto que eleva o salário mínimo para R$ 1.518 a partir de 1º de janeiro de 2025.

O aumento de R$ 106 em relação ao valor anterior supera a inflação acumulada no período.

Lula havia sancionado a lei que limita o reajuste do salário mínimo a 2,5% acima da inflação de 2025 a 2030.

O cálculo para o novo salário mínimo considerou o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de 4,84% nos últimos 12 meses até novembro mais os 2,5% do Produto Interno Bruto (PIB), o representa ganho real acima da inflação.

“É importante lembrar, e o presidente Lula destacou hoje, durante a assinatura do decreto, que em seu governo o salário mínimo terá reajuste acima da inflação…

Read More