Novembro Azul é uma campanha mundial que conscientiza sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é a segunda mais comum entre os homens brasileiros, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer. As estimativas apontaram mais de 68 mil novos casos da enfermidade em 2018.
E para intensificar as ações, profissionais do Hospital Regional de Juazeiro (HRJ) realizaram nesta segunda-feira (04), atividades lúdicas com orientações sobre o exame para detecção do câncer de próstata que deve ser realizado a partir dos 50 anos de idade, mas antes disso o homem já pode se consultar com um urologista, visto que, há um grupo de risco em que o tumor é identificado mais cedo e que precisa iniciar o rastreio a partir dos 45 anos.
João Henrique de Araújo, enfermeiro e membro da Comissão de Humanização da unidade, destaca que os profissionais do HRJ estão trabalhando em todos os setores, divulgando e orientando sobre câncer de próstata, direcionando o atendimento do homem.
“Nossas atividades com a campanha Novembro Azul objetiva estimular o autocuidado na população masculina e o diagnóstico de outras duas patologias que geram consequências sérias. Lembrando que aqui no Hospital Regional de Juazeiro realizamos diversas campanhas e orientações para pacientes e acompanhantes visando o cuidado com a saúde”.
Novembro Azul – O mês de novembro é internacionalmente dedicado às ações relacionadas à saúde do homem e, principalmente, à conscientização da prevenção do câncer de próstata. A campanha teve início na Austrália, em 2003, e, no Brasil, ocorre desde 2012. É incentivada por diversas entidades, como a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).
Câncer de próstata – A próstata é um órgão localizado abaixo da bexiga e que envolve o canal da uretra. Juntamente com as vesículas seminais, produz o liquido seminal que é liberado durante a atividade sexual. O câncer surge a partir da multiplicação desordenada de células malignas do órgão, podendo levar à invasão de órgãos vizinhos e disseminação para outros órgãos (metástase).
Existem fatores de risco para o câncer de próstata – Acredita-se que alguns fatores podem estar relacionados ao aumento da chance de ter câncer de próstata, como obesidade, sedentarismo, tabagismo e dieta rica em gordura. Outros fatores estão mais intimamente relacionados, como idade, indivíduos da raça negra e/ou com história familiar de câncer de próstata.
Sintomas- Na maioria dos casos, não há sintomas. Eles, muitas vezes, são relacionados a outras patologias, como crescimento benigno da próstata e infecção. Os sintomas relacionados ao câncer de próstata já denotam casos mais avançados da doença e podem ser: dificuldade para urinar, sangramento na urina e dores ósseas. Por isso é fundamental o rastreio para o diagnóstico precoce.