Das 42 equipes de Saúde da Família da Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina que aderiram ao Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB), 15 foram classificadas pelo Ministério da Saúde (MS) como muito acima da média ou acima da média.
O processo de certificação é composto por três dimensões: uso de instrumentos autoavaliativos; desempenho em resultados do monitoramento dos indicadores de saúde; e desempenho nos padrões de qualidade verificados in loco por avaliadores externos. A secretária de Saúde, Lucia Giesta, aproveitou a manhã desta quarta-feira, 13, para parabenizar os profissionais com a entrega de certificados e materiais adquiridos com recurso do PMAQ.
“A certificação das nossas equipes de Atenção Básica nos deixa felizes, por saber que os profissionais têm trabalho com dedicação e a cada ano estão superando os indicadores com melhores resultados. Nossa população tem contado com uma gestão comprometida com a melhoria do acesso e da qualidade do atendimento, externado por estas equipes com qualificação técnica e com dedicada atenção aos usuários”, afirmou Lucia.
Para Rosângela Alves, técnica de enfermagem na AME Vila Eduardo, a classificação é motivo de alegria. “Estamos muito felizes, por que nosso trabalho e esforço em dar uma melhorar assistência à população têm sido reconhecidos. Além dos recursos que possibilita a aquisição de instrumentos necessários para o trabalho”, disse.
As equipes que aderiram ao programa com o objetivo de melhorar a Atenção Básica recebem recursos do MS, e de acordo com o desempenho, mais incentivos financeiros são repassados. O 3ª ciclo para adesão será disponibilizado este ano pelo MS oportunizando o cadastro de novas equipes.
Na ocasião, Lucia ainda contou que o prefeito Julio Lossio tem se articulado e esforçado para aquisição de tablets para os Agentes Comunitários de Saúde, ACS, e os Agentes de Combate às Endemias, ACE. “A ferramenta facilitará o trabalho dos servidores com economia tempo e agilidade nas informações dos usuários. Iremos realizar capacitação para que todos estejam aptos a manuseá-lo”, acrescentou.
Fonte: ASCOM SMS/PMP