A cada três anos, as escolas da Rede Municipal de Ensino de Petrolina passam pelo processo de seleção dos livros didáticos que complementarão os estudos dos alunos e buscam auxiliar o ensino dos professores durante o triênio.
Educadores, diretores e os servidores da Secretaria de Educação (Seduc) se reuniram, no auditório da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), para a seleção dos livros a serem incorporadas à grade curricular dos estudantes. A escolha é para os anos de 2016, 2017 e 2018.
Segundo a técnica-pedagógica do setor de Programas de Ensino Estruturado da Seduc, Andrea Viana, em relação à escolha os livros, foram considerados critérios como, “se as publicações estão de acordo com a proposta do município, se vão ao encontro das necessidades dos estudantes e se contribuem para os descritores de avaliações externas”. Andrea explica como foi a seleção. “Houve o processo democrático de votação, no qual os professores e diretores puderam indicar as publicações que eles consideravam ideais para suas aulas”, disse.
A professora Eledina da Silva, da Escola Guido Alves Cardoso, Izacolândia, disse que considera a escolha dos livros, por votação, importante porque, “assim, podemos ver os livros e não, simplesmente, receber uma “coisa” desconhecida. Então o professor já vai pra sala de aula, com conhecimento prévio e com bastante antecedência do conteúdo presente na publicação”, conclui.
Fonte: ASCOM PMP