Por Alinne Torres
Fotos: Caio Alves
No próximo dia 07 a cidade de Juazeiro dará início aos festejos dos 100 anos do carnaval. Em meio às atrações regionais e nacionais, que se apresentarão em três circuitos oficiais, a festa também abrirá espaço para recordações e o retorno de tradições carnavalescas, como o desfile das escolas de samba, as populares batucadas.
O desfile das escolas de samba, em Juazeiro, surgiu nos anos de 1950 e várias agremiações fizeram sucesso no carnaval da cidade como a Unidos da Vila, Cacumbu, Piratas Reis do Samba, A Voz do São Francisco, Fala QuemPode, Imperatriz Juazeirense, Império do Castelo Branco, Voz do Morro e Constelação do Castelo Branco. As escolas de samba deixaram de se apresentar na década de 1990.
Com o retorno da tradição, durante o centenário do carnaval de Juazeiro, os foliões irão contar com a animação da bateria das escolas Cacumbu, Mocidade Independente, Regimento do Samba e Unidos da Ponte. O desfile acontecerá nos dias 09 e 15 de fevereiro e cerca de 250 participantes entrarão na avenida uniformizados com os adereços típicos da festa de carnaval. O trajeto de apresentação terá início na praça da catedral, passando por um trecho do “Circuito Ivete Sangalo” (Orla 1) e encerrando no “Circuito Daniel Alves”, nas proximidades do Palco Multicultural da Orla 2. Para incrementar ainda mais o desfile no dia 09 acontecerá a escolha do Rei e da Rainha do Carnaval.
“A nossa intenção é resgatar a cultura popular do carnaval de Juazeiro, aliando as tradições à modernidade. As escolas de samba irão reunir vários bairros da cidade como Piranga, Codevasf, Malhada da Areia, Kidé, Rodeadouro, e também moradores da cidade de Petrolina”, afirma o gerente de Cultura de Juazeiro, Wellington Monteclaro.
O percussionista da escola de samba Cacumbu, Segismundo Pereira, conhecido como Caçote, de 73 anos, comenta a alegria de voltar a desfilar no carnaval de Juazeiro. “Comecei a desfilar no carnaval nos anos de 1950. Retornar para a avenida, após anos sem desfilar, é uma alegria enorme. Tenho 73 anos e vou mostrar que ainda tenho samba no pé”, conta.
E quem quiser começar a se esquentar para a festa momesca, na próxima quinta-feira (05), às 19h, no Vaporzinho (Orla 2), haverá ensaio geral com as escolas que irão desfilar no carnaval.
“Convido toda a população para se fazer presente nesse momento. Será um esquenta para a comemoração dos 100 anos do Carnaval de Juazeiro”, afirma Monteclaro.