Caminhos do Aprendiz e Chapeuzinho Vermelho são as escolas de Curaçá que ganharão sede própria. As obras já foram aprovadas e aguardam recursos para serem iniciadas, conforme divulgou o Departamento Municipal de Planejamentos (DMP) de Curaçá, na manhã de ontem (28).
De acordo com o Chefe do DMP, Givaldo Lopes, “a Obra será iniciada após o repasse de recursos do Governo Federal. No que se refere à Escola Chapeuzinho Vermelho, o número do Termo de Compromisso é 22511/2014 e o investimento será de 3.533.367.35. Já para a Escola Caminhos do Aprendiz, o investimento será de 908.897.48; o Termo de Compromisso é o 18040/2013”, informou.
A Escola Chapeuzinho Vermelho funciona atualmente em três espaços (sede e duas extensões). A comunidade escolar comemora a conquista da sede própria. “Com o prédio novo, melhora o trabalho como um todo. Nós conseguiremos concentrar toda a demanda de alunos no novo espaço. Vai diminuir o número de funcionários, pois a Escola funciona em extensões, em espaços relativamente inadequados, e isso vai também diminuir as despesas para o Município. Com espaços apropriados para sala de aula, melhora o rendimento dos alunos e o trabalho dos profissionais, tanto professores quanto pessoal de apoio. Isso só tem a contribuir com a gente”, explicou Paula Fernandes, Diretora da ECV.
A Escola Caminhos do Aprendiz é referência em educação inclusiva na Região do Submédio São Francisco, mas funciona ainda no prédio do Mercado Novo, adaptado para funcionar a Unidade Escolar. Mariza Santos, Diretora da ‘Caminhos de Aprendiz’, revelou que desde que a Escola foi criada há 17 anos, sempre houve uma luta dos pais, professores e estudantes para conseguir a sede própria. “Temos uma demanda muito grande de alunos deficientes e o espaço atual não é adequado, embora seja um dos melhores lugares aqui da Cidade para funcionar a Escola, devido ser amplo. Porém há muitas dificuldades. Com a chegada do novo prédio tudo vai mudar muito na perspectiva dos professores e demais funcionários, e da comunidade. Os pais estão contando com isso, e perguntam sempre como está o andamento da Obra. Nós todos estamos na expectativa. Eu parabenizo o Gestor que está muito preocupado com essa Escola. Espero que possamos fazer um trabalho de maior qualidade”, disse Mariza.
De acordo com dados concedidos pelo Coordenador de Programas da Secretaria Municipal de Educação, Jaélio Lopes Araújo, mais de 700 alunos serão beneficiados, nas duas instituições de ensino.