Mais de 30 Escolas Municipais de Petrolina foram contempladas com o Programa Segundo Tempo do Ministério do Esporte. Garantido através do departamento Usina de Projetos, da Secretaria de Planejamento e Urbanismo de Petrolina, a iniciativa tem como objetivo democratizar o acesso à pratica esportiva de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, como fator de melhoria da qualidade de vida.
Para a implantação do Segundo Tempo, Petrolina contará com um investimento total de aproximadamente R$ 1,4 milhões, incluindo R$ 55 mil de contrapartida da Prefeitura Municipal. Serão ao todo 35 núcleos do Programa Segundo Tempo em escolas da rede municipal, beneficiando cerca de 3.700 estudantes. O município aguarda apenas a finalização do contrato para agendar a solenidade de assinatura da Ordem de Início das atividades.
A Secretária de Educação do Município, Célia Regina de Carvalho, comemora essa vitória junto com a sua equipe e também com os gestores escolares. “O Programa Segundo Tempo já é conhecido no município e sempre teve ótimos resultados. Por isso, é muito solicitado pelos gestores, e, também, pelos pais e familiares que percebem no programa uma excelente oportunidade para melhorar o comportamento e o desenvolvimento físico dos seus filhos. É uma excelente oportunidade de ampliação do tempo educativo e saudável, considerando que o esporte, além de lazer, proporciona saúde física e
mental”, avaliou a gestora.
O Programa terá como público-alvo crianças e adolescentes, com idades entre 06 e 17 anos, especialmente aqueles com dificuldades motoras, de relacionamento ou aprendizado. O projeto foi aprovado conforme disponibilidade orçamentária do Ministério dos Esportes na última segunda-feira (07). De acordo com a diretora da Usina de Projetos, Louanda Passos, em Petrolina, serão desenvolvidas as modalidades: basquetebol, futebol de campo, futsal, handebol, voleibol, atletismo, capoeira, judô, xadrez, tênis de mesa e ginástica, além de palestras com temas transversais, brincadeiras e jogos recreativos, e passeios recreativos. O Programa terá duração de 26 meses. (Fonte: Ascom/PMP).