Mais de 40 empreendimentos solidários e da agricultura familiar foram destaque durante os quatro dias da Fenagri/Expovale, realizada até o último sábado (18), na Univasf, em Juazeiro. Milhares de pessoas tiveram oportunidade de conhecer e comprar diversos produtos dos expositores dos municípios da região do São Francisco, no Espaço Economia Solidária e Agricultura Familiar, um dos mais visitados durante o evento.
Artesanatosem couro, pedra, tecido, madeira; produtos feitos a partir do beneficiamento do peixe; licores e cachaças;sequilhos, hortaliças orgânicas, frutas, derivados do umbu e outras frutas nativas, entre outros produtos foram comercializados na Fenagri. Além disso, os visitantes tiveram oportunidade de participar de oficinas sobre Economia Solidária, a Convivência com o Semiárido e Educação Ambiental, temas importantes para criação e o fortalecimento destes empreendimentos na região do São Francisco.
De acordo com a coordenadora do Centro Público de Economia Solidária (Cesol), Virgínia Brito, a participação na Fenagri foi muita positiva. “Tivemos a oportunidade de apresentar aos visitantes o que é o Cesol, as ações que serão desenvolvidas por nossa equipe técnica, o apoio na parte de comercialização, junto aos empreendimentos solidários de toda a região. Realizamos também,no auditório do estande, oficinas temáticas, que contaram com a participação de estudantes, artesãos, agricultores e representantes de outros empreendimentos”, destacou.
O coordenador de projetos do IRPAA, Moacir Santos, um dos palestrantes das oficinas, falou da importância deste modelo de feira para o fortalecimento da economia solidária e da agricultura familiar “Unir em um único espaço, o saber e os sabores é fundamental. Os visitantes e expositores além de saborear os produtos, adquiram conhecimento. Este espaço foi o diferencial da Fenagri, só da Rede Sabor Natural do Sertão participaram 20 empreendimentos”, ressaltou Moacir.
A Cooperativa de Processamento de Derivados de Pescado, do município de Sobradinho, composta por 63 mulheres, também participou da Fenagri. Segundo Aparecida Mendes, conhecida como Cida Pescadora, a comercialização foi excelente. “Vendemos em média 500 espetinhos de tilápia por dia. As pessoas que não conheciam o nosso produto adoraram, além de ser saboroso é muito saudável. É importante os pequenos empreendimentos participar de feiras como esta, é uma maneira de divulgar e aumentara comercialização”, afirmou Cida.
O secretário de Trabalho Emprego Renda e Esporte (SETRE),Nilton Vasconcelos,o superintendente de Economia Solidária, Miton Barbosa e o presidente da Associação Beneficente Josué de Castro, Diego Felisardo também visitaram o Espaço Economia Solidária e Agricultura Familiar, na Fenagri/Expovale.
AscomCesol