“Volta ao mundo” foi o nome escolhido para o espetáculo que vai acontecer no dia oito de dezembro (sábado) às 20h e dia nove de dezembro (domingo) em dois horários, às 17h e às 20h, com entrada franca. A senha é obtida no Centro de Cultura João Gilberto, onde será realizado o evento. A apresentação abordará a linguagem de dança clássica e popular, com as características regionais e de países de primeiro mundo. “Será uma oportunidade de homenagear o Brasil e a escola de samba Beija Flor que foi a campeã deste ano” revela o professor Geraldo Pontes que está à frente do projeto.
Geraldo Pontes Ele é psicopedagogo e licenciado em dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). O espetáculo conta com a participação das crianças da fundação Lar Feliz, APAE de Juazeiro e CRAS de Malhada de Areia. Elas fazem parte do projeto que foi aprovado em setembro pela fundação cultural do Estado da Bahia. Foram noventa projetos inscritos e quarenta selecionados, o “Ballet de Geraldo Pontes” recebeu o sétimo lugar.
Conforme Pontes, a escola existe a trinta e cinco anos e conta com professores que são ex alunos licenciados em dança pela UFBA que atuam na região e no exterior. “Nós queremos não somente extrair habilidade artística, mas também elevar a autoestima dessas crianças, exercendo a cidadania” destacou. De acordo com o professor, o produto final será um DVD com tiragem de 100 exemplares que serão distribuídos entre as crianças e entidades educacionais e culturais, com o intuito de tornar popular a dança na região. O projeto tem o apoio financeiro da Fundação Cultural do Estado da Bahia, Fundo de Cultura, Secretaria de Cultura e da Secretaria da Fazenda.
Por Denise Saturnino
Foto: Arquivo pessoal