Entre a sexta-feira (19) e o domingo (21) será realizado o espetáculo de dança contemporânea ‘Nego D’água’, no Teatro Dona Amélia, no Sesc, em Petrolina, Sertão de Pernambuco. As apresentações gratuitas serão às 20h na sexta e no sábado, e às 17h no domingo. O espetáculo é acessível em Libras e tem classificação etária livre.
A dança tem direção-geral de Jailson Lima; dramaturgia de Maria Thaís, trilha sonora original de Gean Ramos Pankararu e Pedro Pankararu e tem incentivo do Fundo Pernambucano de Cultura – Funcultura. Criada e encenada pelo performer e coreógrafo, André Vitor Brandão, nela, o artista evoca encantarias e memórias que habitam as águas do rio São Francisco, em movimentos com a naturalidade e força da correnteza.
“A partir de um imaginário que conflui encanto e mistério, material e imaterial, a fluidez e o movimento constante faz emergir outros corpos – humanos e não-humanos – assentados nas cosmopercepções, nas lutas e resistências indígenas, negras e caboclas que coabitam os territórios ribeirinhos”, explica André.
A lenda do Negro D’água ou Nego D’água, conta que um homem negro alto, com características de anfíbio habita os rios, amedrontando pescadores que se negam a lhe oferecer presentes como peixes ou cachaça. Em Juazeiro, a figura encantada ganhou uma homenagem, uma estátua cercada pelas águas do São Francisco, que se tornou cartão-postal.
Outras informações podem ser adquiridas através do contato (87) 9 8803-9909.
G1 Petrolina