Moradores dos bairros próximos à Estação Ferroviária de Juazeiro, reclamam dos problemas causados pela falta de revitalização dos prédios que há décadas não tem nenhum tipo de reforma, e que traz consequências não só para quem reside nas proximidades como também os que trabalham e circulam por lá.
De acordo com o comerciante Rubens Bruno dos Santos, que trabalha nas redondezas da Estação há cerca de quinze anos, o abandono do local causa o acumulo de problemas, como furtos dos quais ele mesmo já foi vítima, e que os casos são frequentes. “Nós temos medo de deixar o carro aí na porta (…) já aconteceu várias vezes, de moradores de a gente deixar o carro aí na porta do estabelecimento e no outro dia perceber que sumiu a bateria ou que um retrovisor foi quebrado…”. destacou.
A situação que faz com que a população se sinta mais insegura aumenta com o número de usuários de drogas que usam os prédios como abrigo. Paulo Roberto Cunha mora no Bairro João XXIII há trinta anos e afirma que se sente incomodado com a situação atual do local que para ele é importante para a preservação da história da cidade, mas que se encontra em abandono. “Essa estação é agora um acolhimento de prostituição e usuários de drogas…”.
O assunto que gera polêmica é também fonte de muitas denuncias, que vão desde assaltos, à homicídios, “só esse ano já houve uns quatro a cinco assassinatos nas proximidades desses prédios aí, aconteceu um recentemente (…) não tem iluminação, o espaço não é utilizado para nada”. Afirmou Paulo Cunha. O morador sugere, “podia ser feita uma biblioteca, um espaço gastronômico, tinha até um projeto aí de se fazer um Parque das estações que nunca saiu do papel, desse jeito fica difícil”. Advertiu.
Confirmando a informação dos moradores o delegado da Polícia Civil de Juazeiro, Fábio Antônio Cândido, disse a nossa equipe que há vários registros de roubos, furtos, homicídios e principalmente tráfico de drogas nas proximidades da Estação Ferroviária da cidade, ele ressaltou que o abandono do local contribui para a incidência de delitos cometidos nos bairros próximos.
O delegado assegurou que a falta de vigilância e manutenção do local é um fator que influencia o tráfico de drogas no local, ele afirma que esta prática tem ganhado maiores proporções em Juazeiro, porém os bairros próximos a Estação tem apresentado um número considerável de casos como o que aconteceu recentemente, “fizemos uma operação investigativa no João XXIII e apreendemos quase um quilo de cocaína em uma casa (…) qualquer logradouro público sem os devidos cuidados colabora com o aumento da violência” alertou.
Por Ingrid Barbosa
Fotos Denise Saturnino
1 Comment