Vontade de modificar a realidade da comunidade Serrote do Urubu. É com este discurso que professores, lideranças locais e comunitários do Serrote de Urubu, receberam a equipe da Estação Governo Presente em Petrolina. O encontro, que aconteceu na Escola de Alternância Proteja, próxima a localidade, faz parte da agenda de atividades da Estação para estreitar as relações sociais entre comunidade e o Governo Presente visando encaminhar ações e programas para o Território Especial de Cidadania (TEC).
A gestora da Estação, Francis Teonília, as articuladoras sociais Vera Felipe, Lourdes Cordeiro, Marlene Macedo e o coordenador territorial Tony Galvão ouviram atentamente a explanação das lideranças comunitárias que fizeram um relato sobre o crescimento populacional do bairro e apontou algumas dificuldades referentes a acesso aos serviços de transporte, infraestrutura, segurança e lazer. “Nós ficamos assustados com a insegurança dentro da comunidade e até mesmo dentro da escola. Até porque quando terminamos as atividades vamos por uma estrada escura e perigosa. E qualquer coisa pode acontecer. Ficamos expostos”, explica a diretora da Escola de Alternância Projeta, Viviam Teixeira Durando.
As lideranças comunitárias, João da Silva e Maria das Graças, conhecida como Caçula, falaram sobre a questão das drogas lícitas, ilícitas e a prostituição juvenil que está difundida em toda comunidade. Os lideres ressaltaram que a questão da segurança pública é urgente. Francis Teonília explicou que os encontros com os moradores dos TECs fazem parte das atividades prioritárias do programa Governo Presentes na construção de ações estruturadoras, a partir das demandas apresentadas pela comunidade a serem realizadas nessas áreas. “O Governo Presente em Petrolina já tem uma agenda com a comunidade entre os dias 22 e 24 de agosto com reuniões e Ocupação de Impacto (24)”.
Teonília ressalta ainda que “são esses encontros que reforçam o trabalho do Governo Presente nas áreas e contribui para redução do índice de violência nos Territórios Especiais de Cidadania (TECs)”. Localizada a quase quinze quilômetros de Petrolina, o Serrote do Urubu é considerado área rural e o local, apesar de contar com um posto de saúde municipal e escolas, há ausência de outros equipamentos que fomentem atividades diversificadas.
ASCOM Estação Governo Presente em Petrolina