Encontra-se em situação crítica a primeira pessoa a ser diagnosticada com o vírus Ebola nos Estados Unidos, informaram autoridades americanas de saúde neste sábado (4).”(Thomas Eric) Duncan está em condição crítica”, declarou o hospital no Texas onde ele se encontra internado.
No final de setembro, Duncan viajou da Libéria para o Texas. Nos EUA, Duncan se sentiu mal e procurou ajuda médica, mas foi enviado para casa e só voltou a ser internado quatro dias depois, o que gerou preocupação sobre o número de pessoas que poderiam estar expostas ao Ebola.
As autoridades americanas afirmam que nenhuma pessoa que esteve em contato direto com Duncan, incluindo nove consideradas de alto risco, manifestaram sintomas da doença, cujo vírus é transmitido através de fluidos corporais de paciente sintomático.
“Temos confiança de que ninguém que manteve contato confirmado (com Duncan) apresentou sintomas relativos ao Ebola, nenhum deles tem febre”, disse Tom Frieden, diretor do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, sigla em inglês).
“Estaremos observando de perto os nove indivíduos nos próximos dias, tendo em conta o período de incubação após a exposição ao vírus, que é geralmente de nove dias, mas pode chegar a 21 dias”, explicou Frieden.
Fonte: Portal Terra