Para tranquilizar a população, familiares e amigos e em razão do desencontro nas informações repassadas por parte da imprensa regional, a família Espínola Ramos resolveu se manifestar por boletins que serão emitidos duas vezes por dia, ao final de cada plantão no Hospital Santa Isabel, onde o médico Márcio Espínola Ramos permanece internado, após violenta agressão que sofreu durante um assalto no Carnaval de Salvador. Eis o conteúdo do primeiro boletim enviado pelo médico e irmão, Rivadávio Junior, na manhã desta sexta-feira (15): Mantido contato com a plantonista da UTI neurocirúrgica do Hospital Santa Isabel, às 07 horas da manhã, Dra. Lidiane, foi confirmado o estado muito grave de Dr. Márcio Espínola, mantendo alta pressão intracraniana, com leve piora do quadro clínico e perda de alguns reflexos. A pressão arterial agora está sendo mantida com medicação (Noradrenalina), porém não configurando morte cerebral, declarou à imprensa.
Outra informação que chegou a mídia antes mesmo do segundo boletim médico que deve ser emitido no final da tarde desta sexta-feira, é do médico e irmão de Dr. Márcio, Rivadávio Espínola Ramos Junior que resolveu antecipar uma informação por conta da ótima reação do paciente em relação a um procedimento na UTI do Hospital Santa Isabel, em Salvador. Dr. Márcio Espínola.
Confira a nota enviada por Rivas Júnior:
O paciente Márcio Espínola, 45 anos, foi submetido a traqueostomia (procedimento de rotina em UTI, para melhorar a função respiratória e evitar pneumonia aspirativa), mantendo quadro estável, sob ventilação mecânica.
Foram feitos testes para retirada da sedação e avaliar a resposta respiratória espontânea, o que a princípio ocorreu bem, mas a tendência é a manutenção do respirador nos próximos três dias.
A gravidade do estado de Márcio permanece a mesma, mas com melhora em relação ao boletim anterior.
Rivadávio Espínola Ramos Junior




