Após a aprovação do Senado, foi a vez de os deputados de Washington votarem e passarem a lei que permite o casamento gay no estado americano. A medida foi aprovada com 55 votos a favor e 43 contra e espera ser promulgada pela governadora Christine Gregoire, que já se declarou a favor da união homossexual. Grupos conservadores dizem que vão apelar contra a nova lei.
Após a promulgação, os casais gays de Washington terão que esperar ainda 90 dias até que possam oficializar a união. A governadora Christine disse estar ansiosa para assinar a lei, que ela chamou de “um grande passo” rumo ao fim da discriminação sexual. A medida acontece um dia depois de um tribunal federal da Califórnia julgar inconstitucional a proibição do matrimônio homossexual, alegando que a medida feria com os direitos civis de gays e lésbicas.
Quando a lei for ratificada, Washington se transformará no sétimo estado dos EUA a aceitar o casamento gay. Hoje a medida já vale para Massachusetts, Connecticut, Iowa, New Hampshire, Vermont e Nova York, além do distrito de Columbia.