Reunidas na 3ª Conferência Estadual de Mulheres, trabalhadoras rurais da Bahia comemoraram
neste domingo (13) o Termo de Cooperação firmado entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Governo do Estado, que vai beneficiar camponesas de diversas regiões da Bahia. O objetivo é executar ações destinadas à promoção da cidadania por meio da inclusão produtiva e combate à violência.
Mulheres assentadas da reforma agrária, quilombolas, indígenas, fazem parte do público atendido pela iniciativa. “O trabalho é direcionado a 26 territórios de identidade. Além de solucionar problemas de documentação das mulheres, vai apoiar na elaboração de projetos de assistência técnica rural”, informou a secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Vera Lúcia Barbosa. Também estão previstos serviços como abrigamento às vítimas de violência e reforço aos equipamentos policiais.
O ministro Afonso Florence disse que aumentar a renda das mulheres é primordial para reduzir os índices de agressão praticada contra o segmento. “A autonomia econômica contribui para o combate à violência”, declarou, destacando a prioridade do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que já destina 40% de suas ações de distribuição direta e formação de estoque para organizações dirigidas por mulheres.
Fonte: Ascom Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres