Cada dia mais conquistas alcançadas pelo estudante de medicina veterinária da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e estagiário do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga), Lucas Cabral, que realiza a falcoaria para reabilitação de aves de rapina em recuperação no Centro.
Dessa vez, o falcoeiro conquistou troféu em 1º lugar na competição para falcões em quantidade de ataques a isca aérea (lure-fly) no III Encontro Nordeste de Falcoaria promovido pela Associação Nordeste de Falcoaria em Conde-PB, durante os dias 04 a 07 desse mês. Teve registro inédito no Brasil já que a ave que levou para o evento, um falcão Quiriquiri (Falco sparverius) realizou 96 ataques ao lure-fly seguidos, sem pousar, o que conta muito tendo em vista que o último recorde contava 64 ataques, mas com dois pousos.
O Encontro teve em sua programação diversas palestras com falcoeiros da região e de todo o país. Lucas celebra mais essa conquista representando o Cemafauna através da arte da Falcoaria, além de adquirir mais experiência com os relatos de casos de treinamento de espécies como o gavião pernilongo, conhecendo mais sobre as particularidades do animal, as medidas necessárias para a reintrodução na natureza. “É uma satisfação muito grande ser campeão na primeira vez em que participo desse Encontro e mostra o quanto tenho me empenhado para reabilitar os animais, levo muito a sério o meu trabalho tanto com reabilitação quanto com o treinamento de aves particulares. Me deixa ainda mais empolgado para continuar nesse caminho!”, comemora.
Fonte: ASCOM CEMAFAUNA