SESAU
O prefeito Isaac Carvalho, acompanhado do secretário municipal de saúde, Dalmir Pedra, entregou na manhã desta segunda-feira (11), a chave da cidade ao “Bebê Prefeito 2015”, cuja escolha faz parte das ações da Semana do Bebê. Na abertura das atividades, as Doulas da Maternidade de Juazeiro (acompanhantes de partos profissionais) a partir da meia-noite do dia 10, conduziram o processo de acompanhamento do primeiro bebê que nasceu na unidade hospitalar.
Este ano o bebê que simboliza os cuidados integrais com a primeira infância é um menino. A mãe do “Bebê Prefeito”, Ana Kelly, ainda não escolheu o nome do recém-nascido que veio ao mundo aos 7 meses e às 2h da madrugada do domingo com 3Kg. Ela falou sobre a alegria de dar à luz no dia das mães. “Foi um momento especial, virar mãe em uma data muito significativa. Estou muito feliz e me sinto abençoada por Deus. Vou proteger e amar muito esse meu pequeno”, disse.
Além da chave simbólica, Ana Kelly, moradora do bairro Argemiro, recebeu também um kit com diversos produtos básicos recém-nascidos. Ela falou da alegria de ver o seu filho sendo escolhido o Bebê Prefeito de 2015. “Mesmo sendo um reconhecimento simbólico, é uma honra ter meu filho ocupando essa posição. Estou muito satisfeita e feliz. Parabéns às ações que estão sendo realizadas durante a Semana do Bebê”, ressaltou.
O “Bebê-Prefeito” é uma iniciativa do UNICEF e tem por objetivo simbolizar e unir o compromisso dos gestores municipais nos cuidados com gestantes e bebês. Dentro da programação da 5ª Semana do Bebê também foi implantada na Maternidade Municipal a primeira Unidade Integrada do Cartório do Registro Civil de Juazeiro.
De acordo com a representante do Cartório de Juazeiro, Ana Carolina, o cartório possibilitará o exercício do direito fundamental à existência da pessoa logo ao nascer. “Para nós está sendo um momento especial e com isso, queremos erradicar o sub-registro civil de nascimento. Essa unidade aqui na maternidade é de suma importância para a população de Juazeiro”, disse.
A Coordenadora da Maternidade Municipal, a médica Fabíola Ribeiro destacou a importância do cartório na Maternidade Municipal. “Estamos abrindo essa Semana do Bebê com um momento extremamente importante para o município. Uma vez que as crianças já sairão registradas, evitando sub-registro. Lembrando que isso vem sendo uma dificuldade em qualquer maternidade ou unidade hospitalar, por isso é uma conquista para nosso município”, concluiu.
O secretário Municipal de Saúde reforçou a importância dos cuidados da primeira infância. “Nosso compromisso é garantir qualidade de vida e uma melhor assistência à saúde, com redução dos índices de mortalidade materno-infantil, e qualidade de vida para todas as nossas crianças. Parabenizo o prefeito Isaac pelo trabalho que está sendo efetuado na maternidade, pois estamos no momento de grandes investimentos nas áreas obstétricas e de neonatal”, avaliou o gestor da pasta.
O prefeito Isaac Carvalho destacou que a escolha do Bebê Prefeito faz parte da programação sugerida pelo Unicef para a Semana do Bebê. “É com muita alegria que estamos entregando essa chave nas mãos da mãe do bebê, que passa a simbolizar a nossa luta e esforço para melhorar as políticas públicas”, destacou o prefeito que ainda falou sobre a importância do cartório dentro da maternidade. “É nosso compromisso a partir de agora que todas as crianças nascidas na nossa maternidade saiam com a Certidão de Nascimento”, concluiu o prefeito.
Estiveram presentes no ato o vereador Justiniano Felix (Tiano), os superintendentes de Atenção Integral à Saúde, Eliete de Castro, e de Humanização e Promoção à Saúde, Mário Machado; a Diretora da Maternidade, Rivaécia Espínola, a Coordenadora Médica da Maternidade Municipal, Dra Fabíola Ribeiro, as articuladoras dos Selos UNICEF Carla Lorena Pesqueira (Saúde) e a representante do Unicef, Renata Bennet, além de profissionais de saúde.
A 5ª Semana do Bebê 2015 segue até o dia 16 de maio, com as atividades das instituições parceiras, além das Secretarias de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social que realizarão ações intersetoriais dentro do tema: ‘A arte de amamentar, como uma forma de cuidar, crescer e amar’, em prol da qualidade de vida da primeira infância de Juazeiro.