O Governo de Curaçá vem promovendo, desde o início do ano passado, um conjunto de obras em estradas por todo o Município, as quais compreendem: reformas, pavimentações e nivelamentos. De maio até agosto desse ano, a estrada que liga Pedra Branca até divisa com Pambu (Abaré-BA) foi a mais nova beneficiada, totalizando mais de 12 quilômetros prontos, inclusive com alargamento e construção de algumas retas; retirada de pedras e nivelamento.
Além das localidades já citadas, as comunidades de Fernandes, Cajueiro, Porto da Vila e Missão Velha também observaram os melhoramentos na sua principal via de acesso. As áreas tem grande potencial produtivo na agricultura. Segundo alguns entrevistados, essa estrada não via o trabalho assim desde a década de 1960.
O trabalho inicial foi feito com uso de trator de esteira, especialmente nas partes onde havia necessidade de construção de desvios retos. Tais retas estão substituindo curvas, para melhorar o trânsito de veículos, de acordo com Luís Carlos da Silva (Lú), encarregado geral da Obra. “Estamos tirando muitas curvas com o trator de esteira. O uso da retroescavadeira é para fazer alguns acabamentos e, esse mês, concluiremos o trabalho com a patrol, planeando a estrada toda”, explicou Lú. Outro profissional que acompanha o trabalho mais de perto é senhor Badeca Barbosa da Silva (Valdir), o qual dá suporte às máquinas e trabalhadores. Ele é residente local e, segundo ele, tem mais de 45 anos que foi feito um trabalho semelhante nessa estrada.
“Essa estrada estava ruim, difícil para os carros. Agora está boa, e nessa estrada, vou dizer, eu tenho 47 anos e nunca tinha visto passar uma máquina”, afirmou o trabalhador. “A estrada era muito estreita. Tinha pontos em que para passar um veículo tinha que o outro esperar do lado de lá. E só consertavam alguns pontos antes, mas nunca foi patrolhada embora seja o acesso dos produtores rurais à balsa em Pedra Branca, ponto de escoamento da produção”, disse o Vereador Beto Araújo. O trabalho foi bem avaliado pela população local. “Para mim foi ótimo. Há alguns meses não tinha estrada. A pessoa para chegar em casa era um sacrifício danado”, revelou o Estudante Cauê Vinícius Evangelista, o qual trafega diariamente pela via.
Uma das marcas do Governo Municipal de Curaçá é a construção e manutenção de estradas. Do ano passado para cá já são aproximadamente 1.300 quilômetros de via beneficiados. “Eu tenho muita admiração pelo homem do campo, sei o quanto era difícil o homem do campo andar nas estradas. Era preciso que se fizesse esse trabalho, por isso fizemos. O acesso era ruim. O pessoal aqui da Pedra Branca e Aldeia Tumbalalá sempre me cobravam essa obra, eles esperaram, confiaram e graças a Deus estamos cumprindo com nosso compromisso aqui”, esclareceu Carlinhos Brandão, Prefeito de Curaçá.
O trabalho do Governo continua nessa área. A próxima estrada, já em trabalho de manutenção, é a que liga os distritos de Barro Vermelho e Poço de Fora, onde está sendo feita uma reforma com intenso cascalhamento, coisa antes feita somente em 1994.