Estreia de cadastro de desaparecidos é adiada; veja como sistema funciona

Ferramenta segue em fase de teste e deve começar a operar em setembro. Maioria dos desaparecimentos de adultos e adolescentes é fuga, diz polícia.

O lançamento de um cadastro para reunir dados de todas as crianças e adolescentes desaparecidos no país, previsto para este mês, foi adiado. Regulamentada em 2009, a ferramenta está em testes desde março de 2010 e deve funcionar a partir de setembro, de acordo com a Secretaria de Direitos Humanos. Parentes de desaparecidos torcem para que o projeto vire realidade e ajude no desfecho de inúmeros casos. Somente no estado de São Paulo, 60 pessoas desaparecem a cada dia.

O sistema foi desenvolvido pela Secretaria de Direitos Humanos em parceria com o Ministério da Justiça. Ele vai permitir que tanto autoridades quanto cidadãos façam a notificação dos desaparecimentos, o que pode facilitar a busca por informações. (Veja abaixo como vai funcionar)

A desempregada Francisca Ribeiro Santos, de 46 anos, procura pelo filho Hugo Ribeiro Santos desde 2 de outubro de 2007. O menino tinha 10 anos à época do desaparecimento. “Ele brincava em frente à nossa casa com os amigos, jogando bola, como fazia todos os dias. Eu trabalhava fora e minha cunhada cuidava dele para mim. Naquele dia, ela mandou que ele entrasse às 18h, como fazia sempre, mas ele ficou no portão. Desde então não foi mais visto”, conta a mãe.

Assim que voltou para casa, em Guarulhos (SP), e percebeu o desaparecimento, Francisca procurou em casas de vizinhos e outros familiares, mas sem sucesso. “Fui então à delegacia, registrei o Boletim de Ocorrência e eles fizeram uma pesquisa, mas nada foi encontrado até hoje”.

Quanto maior o tempo do desaparecimento, menores as chances de sucesso de localização de uma criança, devido às mudanças em sua fisionomia. “Depois de cinco anos, a possibilidade de você encontrar o desaparecido diminui muito. Isso porque a criança vai se desenvolvendo, a fisionomia muda, o timbre de voz muda, e o reconhecimento fica mais complicado”, diz Ivanise Esperidião da Silva Santo, fundadora da ONG Mães da Sé. Ela procura pela filha Fabiana há 16 anos.

Especialistas em segurança acreditam que histórias como a de Hugo e de Fabiana poderiam ter um desfecho diferente se fosse possível cruzar, nacionalmente, dados de desaparecidos e de quem procura por um parente sumido. O Cadastro Nacional de Crianças e Adolescentes Desaparecidos foi instituído pela Lei 12.127 em 2009, porém a base de dados ainda não foi entregue e o atual cadastro disponível na internet está bastante defasado, com pouco mais de 1,2 mil casos registrados, entre 2000 e 2012, no site www.desaparecidos.mj.gov.br.

O novo cadastro vai funcionar no endereço www.desaparecidos.gov.br. Ele será atualizado por agentes de Segurança Pública e Justiça, conselheiros tutelares e pelo próprio cidadão. Apenas pessoas que desapareceram até os 18 anos poderão ser cadastradas, mas um Projeto de Lei que pede a ampliação do banco de dados para qualquer idade aguarda votação no Senado. O objetivo é que o novo cadastro tenha interação com páginas de redes sociais como o Twitter e o Facebook, já que as mídias sociais têm tido papel importante na localização de desaparecidos.

Corrida contra o tempo

Quem convive com histórias de sumiços avalia que a agilidade na procura e divulgação de dados é essencial. A ONG Mães da Sé, que existe desde março de 1996, tem cadastros de mais de 9 mil desaparecidos: 2,6 mil pessoas foram encontradas com vida, outras 212 foram localizadas mortas. O índice de sucesso nas localizações da entidade é menor do que o registrado pela polícia porque a instituição não conta com aparato para investigação ou com um banco de dados eficiente e unificado para consultas.

Dados da Polícia Civil de São Paulo apontam que, em média, só na capital, mais de 20 pessoas desaparecem por dia, considerando apenas os casos que são efetivamente registrados em delegacias. Segundo o delegado Sérgio Marino Pereira Passos, titular da 4ª Delegacia de Investigações sobre Pessoas Desaparecidas, o índice de sucesso nas buscas por desaparecidos no estado ultrapassa os 80%.

Entre os que não chegam a ser encontrados estão pacientes internados sem identificação e cadáveres desconhecidos em unidades do IML. Sem dados digitalizados e atualizados para consulta, famílias são obrigadas a visitar pessoalmente e com frequência hospitais e necrotérios, levando fotos e documentos de seus parentes, o que torna a busca ainda mais dolorida. Em São Paulo, nem a Secretaria de Saúde nem a Secretaria de Segurança Pública possuem o número de pacientes e cadáveres sem identificação que dão entrada em suas instituições.

De acordo com a Secretaria de Saúde, existe um cadastro alimentado pelos hospitais com o registro dos pacientes que dão entrada sem identificação. Esse cadastro fica disponível na internet, com fotos dos pacientes. Não há controle, por parte da Secretaria, do tempo de permanência desses pacientes nem do seu destino. Já no IML, o tempo de permanência de um cadáver desconhecido é de 72 horas. Depois do período, o corpo é sepultado e a localização só pode ser feita por meio do banco de dados das unidades.

“Nós fotografamos os cadáveres, descrevemos detalhes como marcas na pele e tatuagens e ainda coletamos impressões digitais e material para DNA, para casos de necessidade de confronto. Esse arquivo é permanente, ainda que nem sempre seja digitalizado”, diz ao G1 Jorge Pereira de Oliveira, diretor do Centro de Perícias do IML de São Paulo.

O Serviço Funerário do Município de São Paulo informa que são sepultados nos cemitérios públicos de Perus, Vila Nova Cachoeirinha, São Luís e Vila Formosa I e II – destacados para o sepultamento de corpos desconhecidos – 830 indigentes, em média, por ano.

Fugas e sumiços

De acordo com a polícia, o maior volume de desaparecidos em São Paulo é registrado entre homens adultos. Segundo Passos, em geral os casos são identificados como abandono do lar. Isso também ocorre entre os adolescentes, principalmente meninas, que em sua maioria fogem de casa para ficar com namorados. Só depois está a faixa de crianças e deficientes desaparecidos. O delegado afirma ainda que grande parte das pessoas que fogem de suas casas se arrepende, mas nem sempre tem coragem ou sabe para onde voltar.

Registrada como desaparecida desde 17 de julho, a adolescente Bruna Roberta Bonifácio de Oliveira, de 17 anos, chegou a retornar para a casa da família em São Bernardo do Campo, no ABC, no dia 3 de agosto. Dias depois, no entanto, em 6 de agosto, ela não voltou da escola para a casa e segue desaparecida novamente. A família acredita tratar-se de uma fuga e por isso aguarda a volta espontânea da jovem, sem novas buscas.

“Não estamos procurando de novo porque agora sabemos que ela fugiu. E não nos deu motivos. Não consigo entender. Chega a ser palhaçada”, diz o pai da jovem, Aparecido Bonifácio, ao G1.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Política Relevantes

Governo vai investigar denúncias de assédio contra Silvio Almeida

post-image

O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, foi chamado na noite desta quinta-feira (5) para prestar esclarecimentos ao controlador-geral da União, Vinícius Carvalho, e ao advogado-geral da União, Jorge Messias, em razão de supostas denúncias de assédio sexual publicadas pela imprensa. A convocação foi confirmada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom).

Em nota, a Secom informou que o próprio ministro irá encaminhar ofício à Controladoria-Geral da União (CGU), ao Ministério da Justiça e Segurança Pública e à Procuradoria Geral da República (PGR) para que investiguem o caso. Ainda de acordo com a nota, a Comissão de Ética da Presidência da República decidiu abrir procedimento para apurar as denúncias.

“O governo federal reconhece a gravidade das denúncias. O caso está sendo tratado com o rigor e a celeridade que situações que…

Read More
Petrolina Política Relevantes

TRE-PE determina perda de mandato da vereadora de Petrolina, Lucinha Mota

post-image

Em sessão plenária desta quinta-feira (5), o plenário do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) determinou, por unanimidade, a perda do mandato da vereadora Lucinha Mota, de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, por infidelidade partidária requerida pelo PSOL, seu antigo partido.

O Tribunal não acolheu os argumentos de Lucinha Mota de mudança na linha programática da legenda e perseguição pessoal para justificar a desfiliação e decidiu que o mandato cabe ao partido pelo qual ela disputou a eleição em 2020, o PSOL.

A ação cabe recurso do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mas, com a decisão, a vereadora perde o mandato de imediato. Em nota à TV Grande Rio, Lucinha Mota se pronunciou sobre a decisão e ressaltou indignação com o resultado, além de destacar que a decisão de acionar a justiça para garantir a cadeira no…

Read More
Política Relevantes

PT tenta barrar mudança da Ficha Limpa que pode beneficiar Bolsonaro

post-image

O PT no Senado apresentou no plenário da Casa uma proposta para tentar evitar que o projeto que altera a Lei da Ficha Limpa possa beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A votação estava marcada para esta terça, 3, mas, diante da falta de consenso sobre o tema, foi adiada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

A atual redação do projeto diz que um candidato só pode se tornar inelegível em caso que implique cassação de registro ou diploma, quando eleito. Segundo um dos idealizadores da Lei de Ficha Limpa, o ex-juiz Márlon Reis, como Bolsonaro perdeu o pleito e não foi diplomado, ele poderia se beneficiar da brecha legal.

O próprio Reis disse que se reuniu com senadores ligados ao governo para alertar sobre o que estava sendo votado. Essa proposta é criticada por movimentos…

Read More
Política

Estado lança Programa Bahia de Integridade Pública

post-image

O Governo do Estado lançou por meio da Auditoria Geral do Estado, órgão vinculado à  Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA), o Programa Bahia de Integridade Pública (PIP/BA). A solenidade aconteceu no Auditório do Centro de Operações e Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (SSP), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. A iniciativa reúne ações voltadas à prevenção, à detecção e à punição para comportamentos antiéticos, fraudes e outros desvios de conduta. 

Durante o evento, o secretário da Fazenda do Estado, Manoel Vitório, assinou a portaria que institui o Programa Bahia de Integridade Pública e oito órgãos estaduais já firmaram o Termo de Adesão ao PIP/BA: Secretaria de Segurança Pública (SSP), Secretaria da Saúde (Sesab), Secretaria do Planejamento (Seplan), Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Superintendência de…

Read More
Petrolina Política Relevantes

Eleições 2024: confira a agenda dos candidatos à prefeitura de Petrolina

post-image

Os candidatos à prefeitura de Petrolina divulgaram as agendas de campanha. A lista segue a ordem alfabética dos nomes registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para aparecer nas urnas nas eleições 2024. Confira as agendas:

Segunda-feira, 2 de setembro:

Dr. Marcos Ortopedista (Agir):
8h: Reunião com colegas médicos para discutir prazo para consultas, exames e cirurgias nos postos de saúde
12h: Reunião com ex-secretário de Ação Social para aprender viabilizar a criação da secretário da pessoa idosa
19h: Visita ao Vale do Grande Rio para falar sobre implantação de câmeras de segurança nos bairros aonde mais está ocorrendo crimes


Dr Julio (PSDB):
9h: Gravação para guia eleitoral
15h: Visita a empresas
18h45: Visita à feira do José e Maria

Lara Cavalcanti ( PL):
7h10: Entrevista para o Programa Nossa Voz GRFM
16h: Caminhada no Pedro Raimundo
17h: Caminhada Vale…

Read More
Política Relevantes

Governo envia Orçamento de 2025 prevendo salário mínimo de R$ 1.509

post-image

Em mais um dia tenso para a equipe econômica, o Projeto de Lei Orçamentária Anual (Ploa) de 2025 foi protocolado no Congresso Nacional, a previsão de um salário mínimo de R$ 1.509.

Esse novo valor representa um aumento de R$ 97 sobre o piso atual, de R$ 1.412 ao mês, o que equivale a um reajuste de 6,87%, dado acima da inflação projetada pelo mercado para este ano, de 4,25%, de acordo com a mediana das estimativas do mercado coletadas no último boletim Focus, do Banco Central.

Leia também: Projeto de lei de Lula que aumenta impostos de empresas e bancos recebe críticas de parlamentares
O aumento de 6,87%, de acordo com dados do Ministério do Planejamento e Orçamento, vem de 3,82% dados pela variação estimada para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) nos 12 meses encerrados…

Read More
Política Relevantes

Cármen Lúcia diz que horário eleitoral será exercício democrático

post-image

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, afirmou nesta quinta-feira (29) que o horário eleitoral no rádio e na TV será um espaço de exercício democrático de informação. A declaração foi feita durante a abertura da sessão do TSE na manhã desta quinta-feira(29). 

O horário eleitoral gratuito começa nesta sexta-feira (30) e vai até 3 de outubro, três dias antes do primeiro turno. Os horários serão divididos em blocos de propaganda dos candidatos às prefeituras. Os candidatos ao cargo de vereador não têm tempo no horário eleitoral.

“A partir de amanhã [sexta-feira] tem início o horário eleitoral gratuito, pelo qual se dá ciência, como é próprio de um processo eleitoral democrático, das propostas dos candidatos. Mais um espaço de exercício democrático de informação”, afirmou.

O horário eleitoral será exibido nas emissoras…

Read More
Política Relevantes

Propaganda eleitoral no Rádio e TV já começa nessa sexta-feira(30); Confira os tempos e ordem de apresentação dos candidatos de Juazeiro

post-image

A propaganda eleitoral para as Eleições Municipais de 2024 começou oficialmente nesta manhã de sexta-feira (30), às 7h da manhã no rádio, oportunidade em que os candidatos a prefeito começaram a se apresentar para o eleitor no horário gratuito determinado pelo TSE.

Neste primeiro dia em Juazeiro a ordem de apresentação dos programas da propaganda eleitoral no Rádio e na Televisão começam com a seguinte ordem e tempo: 

– Coligação O Futuro Chegou (Andrei Gonçalves): 3:04 minutos.

– Coligação Juazeiro de Toda Gente (Márcio Jandir): 1:07 minutos.

– Aliança por Juazeiro (Suzana Ramos): 04:45 minutos.

– Partido Social Democrático (Celso Carvalho): 1:04 minutos.

Os programas de Rádio tem dois horários: das 7h00 às 7h10 e das 12h00 às 12h10.

Na Televisão os…

Read More