Estudante brasileiro consegue a nota mais alta do ‘Enem francês’

enemm 1O resultado da temporada de vestibulares da França, divulgado na primeira semana de julho, surpreendeu alunos e professores. No ano em que as eleições presidenciais do país foram pautadas pela questão da imigração, um imigrante dividiu o topo das classificações do chamado Bac, o exame francês de conclusão do ensino médio.
Dentre os primeiros colocados surgiu Felipe Levtchenko Penafiel, 20, brasileiro que decidiu há dois anos morar em Perpignan, no extremo sul do país, e aprender por conta própria o francês.
A média geral de Felipe atingiu 19,26 pontos num total de 20. Segundo as estatísticas do Bac, esse resultado o colocou à frente de cerca de 80% dos mais de 700 mil inscritos -o feito atraiu até a atenção de jornais franceses.
Assim como ocorre com o Enem no Brasil, é com esse resultado que Felipe e os demais alunos franceses se candidatam aos cursos de ensino superior do país.
Várias avaliações são aplicadas ao longo de todo o ensino médio, cobrindo uma ampla gama de disciplinas. Matérias como história, matemática, física, geologia e o francês -idioma que Felipe nunca tinha estudado e que aprendeu por conta própria, segundo ele, “mergulhando” no dia a dia e “tentando ser um pouco autodidata”.
Como recompensa, ele foi convidado para dois cursos de graduação, que decidiu frequentar ao mesmo tempo a partir do segundo semestre: matemática, na prestigiada Sorbonne, e ciências sociais, no Instituto de Estudos Políticos de Paris, a Sciences Po.
Seu resultado do Bac também veio acompanhado dos cobiçados “cumprimentos do júri”, menção atribuída somente às raras médias finais que superam os 18 pontos.
“O mais engraçado dessa história é que nunca fui o gênio da sala”, conta Felipe após uma aula de surf no balneário de Biscarrosse, próximo à fronteira com a Espanha, onde divide as férias de verão com um emprego temporário de garçom num camping. “Eu diria que era mais um aluno mediano, sem muito empenho, que se contentava com notas dentro da média”
Foi em setembro de 2015 que Felipe se mudou para a França. “Eu tinha uma ideia muito vaga do que queria, pensava apenas em fazer um intercâmbio, nada além disso”, conta. Até então, estudava na Escola Waldorf Rudolf Steiner, em São Paulo, famosa por abrir mais espaço que outras escolas para matérias e disciplinas ligadas às artes.
As únicas ligações com a França eram um avô, filho de imigrantes russos nascido em Toulouse, e a mãe, hoje aluna do curso de francês da Universidade de São Paulo.
A seu ver, a decisão de morar fora do Brasil, em um país cuja língua desconhecia, renovou seus ânimos e lhe proporcionou um desafio. “Eu tive que me virar ou abandonaria tudo e voltaria para o Brasil”, diz ele.
Por causa das dificuldades com a língua francesa, Felipe foi reprovado no segundo ano do ensino médio. “Entendia muito pouco do que ensinavam nas aulas, mas nunca desanimei”, conta.
Seus amigos e professores se mobilizaram para ajudá-lo, em especial uma professora de alemão, que acabou por hospedá-lo em sua casa por três meses e passou a lhe ensinar também o francês.
Ao recomeçar o segundo ano do ensino médio em 2016, vieram as primeiras provas do Bac. E ele, para surpresa de todos, não deixou nada a desejar: teve notas máximas em história, geografia, física, química e biologia.
E o francês, velho algoz, desencantou: 100% de aprovação no exame oral e pouco mais de 50% na prova escrita. “Naquele momento senti que a vida francesa estava começando a me proporcionar maior liberdade e autonomia.”
Felipe define a relação entre alunos e professores na França como algo “muito mais sério e formal” do que no Brasil. “Tive que me habituar a tratar professores como ‘monsieur’ e ‘madame’ antes de conquistar intimidade e chamá-los pelo nome.”
No entanto, acredita que, apesar de certa frieza, a presença deles foi fundamental para definir os rumos de sua vida acadêmica. “Minha professora de filosofia sempre me chamou de ‘monsieur’, mas fez questão de escrever de próprio punho uma carta de recomendação.”
O mesmo vale para seu professor de matemática, Hubert Iglesias, com quem chegava a estudar nove horas semanais, mas que se colocava sempre à disposição como amigo. “Foi ele quem recomendou que não me limitasse à matemática, mas que buscasse também outros conhecimentos.”
Quando questionado sobre a qualidade das universidades brasileiras e as crises que atravessam, evita traçar comparações. “Cursos no Brasil ou na França têm tanto defeitos quanto virtudes. Não vim buscar nada que fosse melhor que o outro. Apenas uma oportunidade de vida diferente.”
O novo desafio de Felipe começará em algumas semanas, quando se mudará para um pequeno estúdio parisiense de dez metros quadrados e irá para a faculdade.
Bocão News

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Política Relevantes

Governo vai investigar denúncias de assédio contra Silvio Almeida

post-image

O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, foi chamado na noite desta quinta-feira (5) para prestar esclarecimentos ao controlador-geral da União, Vinícius Carvalho, e ao advogado-geral da União, Jorge Messias, em razão de supostas denúncias de assédio sexual publicadas pela imprensa. A convocação foi confirmada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom).

Em nota, a Secom informou que o próprio ministro irá encaminhar ofício à Controladoria-Geral da União (CGU), ao Ministério da Justiça e Segurança Pública e à Procuradoria Geral da República (PGR) para que investiguem o caso. Ainda de acordo com a nota, a Comissão de Ética da Presidência da República decidiu abrir procedimento para apurar as denúncias.

“O governo federal reconhece a gravidade das denúncias. O caso está sendo tratado com o rigor e a celeridade que situações que…

Read More
Petrolina Política Relevantes

TRE-PE determina perda de mandato da vereadora de Petrolina, Lucinha Mota

post-image

Em sessão plenária desta quinta-feira (5), o plenário do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) determinou, por unanimidade, a perda do mandato da vereadora Lucinha Mota, de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, por infidelidade partidária requerida pelo PSOL, seu antigo partido.

O Tribunal não acolheu os argumentos de Lucinha Mota de mudança na linha programática da legenda e perseguição pessoal para justificar a desfiliação e decidiu que o mandato cabe ao partido pelo qual ela disputou a eleição em 2020, o PSOL.

A ação cabe recurso do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mas, com a decisão, a vereadora perde o mandato de imediato. Em nota à TV Grande Rio, Lucinha Mota se pronunciou sobre a decisão e ressaltou indignação com o resultado, além de destacar que a decisão de acionar a justiça para garantir a cadeira no…

Read More
Política Relevantes

PT tenta barrar mudança da Ficha Limpa que pode beneficiar Bolsonaro

post-image

O PT no Senado apresentou no plenário da Casa uma proposta para tentar evitar que o projeto que altera a Lei da Ficha Limpa possa beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A votação estava marcada para esta terça, 3, mas, diante da falta de consenso sobre o tema, foi adiada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

A atual redação do projeto diz que um candidato só pode se tornar inelegível em caso que implique cassação de registro ou diploma, quando eleito. Segundo um dos idealizadores da Lei de Ficha Limpa, o ex-juiz Márlon Reis, como Bolsonaro perdeu o pleito e não foi diplomado, ele poderia se beneficiar da brecha legal.

O próprio Reis disse que se reuniu com senadores ligados ao governo para alertar sobre o que estava sendo votado. Essa proposta é criticada por movimentos…

Read More
Política

Estado lança Programa Bahia de Integridade Pública

post-image

O Governo do Estado lançou por meio da Auditoria Geral do Estado, órgão vinculado à  Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA), o Programa Bahia de Integridade Pública (PIP/BA). A solenidade aconteceu no Auditório do Centro de Operações e Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (SSP), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. A iniciativa reúne ações voltadas à prevenção, à detecção e à punição para comportamentos antiéticos, fraudes e outros desvios de conduta. 

Durante o evento, o secretário da Fazenda do Estado, Manoel Vitório, assinou a portaria que institui o Programa Bahia de Integridade Pública e oito órgãos estaduais já firmaram o Termo de Adesão ao PIP/BA: Secretaria de Segurança Pública (SSP), Secretaria da Saúde (Sesab), Secretaria do Planejamento (Seplan), Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Superintendência de…

Read More
Petrolina Política Relevantes

Eleições 2024: confira a agenda dos candidatos à prefeitura de Petrolina

post-image

Os candidatos à prefeitura de Petrolina divulgaram as agendas de campanha. A lista segue a ordem alfabética dos nomes registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para aparecer nas urnas nas eleições 2024. Confira as agendas:

Segunda-feira, 2 de setembro:

Dr. Marcos Ortopedista (Agir):
8h: Reunião com colegas médicos para discutir prazo para consultas, exames e cirurgias nos postos de saúde
12h: Reunião com ex-secretário de Ação Social para aprender viabilizar a criação da secretário da pessoa idosa
19h: Visita ao Vale do Grande Rio para falar sobre implantação de câmeras de segurança nos bairros aonde mais está ocorrendo crimes


Dr Julio (PSDB):
9h: Gravação para guia eleitoral
15h: Visita a empresas
18h45: Visita à feira do José e Maria

Lara Cavalcanti ( PL):
7h10: Entrevista para o Programa Nossa Voz GRFM
16h: Caminhada no Pedro Raimundo
17h: Caminhada Vale…

Read More
Política Relevantes

Governo envia Orçamento de 2025 prevendo salário mínimo de R$ 1.509

post-image

Em mais um dia tenso para a equipe econômica, o Projeto de Lei Orçamentária Anual (Ploa) de 2025 foi protocolado no Congresso Nacional, a previsão de um salário mínimo de R$ 1.509.

Esse novo valor representa um aumento de R$ 97 sobre o piso atual, de R$ 1.412 ao mês, o que equivale a um reajuste de 6,87%, dado acima da inflação projetada pelo mercado para este ano, de 4,25%, de acordo com a mediana das estimativas do mercado coletadas no último boletim Focus, do Banco Central.

Leia também: Projeto de lei de Lula que aumenta impostos de empresas e bancos recebe críticas de parlamentares
O aumento de 6,87%, de acordo com dados do Ministério do Planejamento e Orçamento, vem de 3,82% dados pela variação estimada para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) nos 12 meses encerrados…

Read More
Política Relevantes

Propaganda eleitoral no Rádio e TV já começa nessa sexta-feira(30); Confira os tempos e ordem de apresentação dos candidatos de Juazeiro

post-image

A propaganda eleitoral para as Eleições Municipais de 2024 começou oficialmente nesta manhã de sexta-feira (30), às 7h da manhã no rádio, oportunidade em que os candidatos a prefeito começaram a se apresentar para o eleitor no horário gratuito determinado pelo TSE.

Neste primeiro dia em Juazeiro a ordem de apresentação dos programas da propaganda eleitoral no Rádio e na Televisão começam com a seguinte ordem e tempo: 

– Coligação O Futuro Chegou (Andrei Gonçalves): 3:04 minutos.

– Coligação Juazeiro de Toda Gente (Márcio Jandir): 1:07 minutos.

– Aliança por Juazeiro (Suzana Ramos): 04:45 minutos.

– Partido Social Democrático (Celso Carvalho): 1:04 minutos.

Os programas de Rádio tem dois horários: das 7h00 às 7h10 e das 12h00 às 12h10.

Na Televisão os…

Read More
Política Relevantes

Cármen Lúcia diz que horário eleitoral será exercício democrático

post-image

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, afirmou nesta quinta-feira (29) que o horário eleitoral no rádio e na TV será um espaço de exercício democrático de informação. A declaração foi feita durante a abertura da sessão do TSE na manhã desta quinta-feira(29). 

O horário eleitoral gratuito começa nesta sexta-feira (30) e vai até 3 de outubro, três dias antes do primeiro turno. Os horários serão divididos em blocos de propaganda dos candidatos às prefeituras. Os candidatos ao cargo de vereador não têm tempo no horário eleitoral.

“A partir de amanhã [sexta-feira] tem início o horário eleitoral gratuito, pelo qual se dá ciência, como é próprio de um processo eleitoral democrático, das propostas dos candidatos. Mais um espaço de exercício democrático de informação”, afirmou.

O horário eleitoral será exibido nas emissoras…

Read More