A estudante Caline Cabral Araújo (17) cursa o 2º ano no Colégio Castro Alves. Informações comuns a toda adolescente nessa idade, se não fosse o motivo da nossa reportagem, gravidez na adolescência.
Com apenas 15 anos Caline descobriu que estava grávida de uma menina, Alice Sofia, hoje com 1 ano e 2 meses. A notícia pegou todos de surpresa, pais, famílias, colegas de colégio. No início Caline disse que foi difícil, mas que em nenhum momento pensou em tirar o bebê. “Tive apoio de todos da minha casa, e do colégio também, mas tinha consciência que outras garotas não tinham a mesma sorte que tive, daí surgiu a ideia de criar um canal no youtube: o Universo de Uma Mãe Jovem e mostrar a essas jovens que é possível continuar vivendo mesmo tendo a responsabilidade de cuidar de um bebê”, expôs.
No youtube Caline conversa com as jovens mães e dá dicas de como conseguiu organizar sua vida, estudar, e cuidar de Alice Sofia. “Meus pais foram fundamentais sem dúvida e compartilhar isso com outras garotas tem tornando minha vida ainda melhor. Sei das dificuldades que enfrentamos por sermos mães tão cedo, mas podemos continuar vivendo. Só que agora com mais responsabilidades, não adianta tentar entender o motivo, precisamos apenas entender que nosso filho é um motivo a mais para querermos crescer e viver”, declarou lembrando que tem adolescentes que pensam em tirar o bebê quando descobrem, ou tentam até o suicídio.
Para essas pessoas Caline dá uma dica: “assistam meus vídeos no youtube e sintam-se à vontade para me procurar. Com certeza é mais fácil conversar com alguém que passa pela mesma situação e tem a mesma idade e está consciente que é feliz. Por que é mãe”, assegurou.
A mãe de Caline, Marilene de Andrade Cabral, acompanhou a filha na entrevista e disse que quando soube que a sua menina estava grávida aos 15 anos perdeu o chão, mas em nenhum momento ficou contra a filha. “Perdi o chão na hora afinal ela é muito novinha. Fiquei com medo das reações da família, dos colegas. Mas me reestruturei e disse para mim mesma que precisava pensar em Caline, dei todo apoio que ela precisou e me orgulho do caminho que ela escolheu. Sem citar na alegria de ter minha neta Alice Sofia, declarou reforçando o convite para que outras jovens e mães vejam o canal Universo de Uma Mãe Jovem.
Por Lidiane Souza




