Em comemoração ao Dia do Estudante, celebrado no dia 11 de agosto, a Escola Municipal Santa Terezinha, no bairro Dom Avelar, preparou uma programação especial durante toda essa semana para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da unidade de ensino. As ações foram de ginástica laboral, oficinas de artesanato com garrafas decoradas alusivas à temática “Petrolina cidade de todos”, desafios online, cinema, visita ao Museu do Sertão e a Catedral, sorteio de brindes e homenagens.
O objetivo da ação foi reconhecer a importância e o desenvolvimento das habilidades e potencialidades desses discentes, que sempre estão buscando trilhar caminhos de superação com a permanência e sucesso à escolarização. Para o estudante José Guilherme da Cruz, 62 anos, o Dia do Estudante se tornou uma data muita especial, depois que decidiu voltar a estudar. “O estudo pode nos levar a lugares que a gente nem imagina, mudando a realidade das nossas vidas. Estudar realmente vale a pena. O conhecimento tem me ajudado nos mais diversos aspectos, além disso, estou tendo todo suporte da Escola Municipal Santa Terezinha, desde o material didático, fardamento e toda atenção da professora Jaqueline”, enfatizou José.
De acordo com a coordenadora da Educação de Jovens e Adultos, Rosangela Castro, essa é uma data muito significativa para esses alunos. “Ser estudante de 30 ou 60 anos é ainda mais relevante do que para as pessoas que estão no ensino regular e no tempo certo, pois eles estão recomeçando após anos sem estudar diante das dificuldades impostas pela vida. Através de ações como essa, eles se sentem valorizados e muito felizes. A educação deve sempre ser celebrada, o sonho não acabou. Nunca é tarde para aprender e retomar os estudos. O prefeito Simão Durando e nossa secretária Rosane Costa estão trabalhando de forma permanente para fazer o melhor pela educação”, destacou Rosangela.
Atualmente, Petrolina conta com 16 Escolas que ofertam essa modalidade de Ensino na sede e interior. Os alunos cumprem o processo de aprendizagem, participam de dinâmicas e atividades de enriquecimento curricular. As aulas são ministradas no período noturno e o processo de aprendizagem se dá de forma que atenda os interesses dos jovens e adultos, valorizando seus conhecimentos prévios e renovando a esperança de transformação da realidade de vida e ascensão social de muitos desses estudantes.
Fonte: Ascom